O Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares e o Aeroporto de Presidente Prudente estão se preparando para uma intensa movimentação de passageiros durante o período de Natal. Ao todo, cerca de 16,5 mil passageiros devem passar pelos terminais de transporte em Prudente.
No terminal rodoviário, a administração revela que, devido ao período de férias escolares e festas de fim de ano, o movimento já apresenta um aumento de 25% em dezembro. Em dias normais, o terminal recebe uma média de 2 mil passageiros diariamente, mas, neste mês, esse número subiu para 2,5 mil usuários por dia.
Para o feriado prolongado de Natal, entre os dias 21 e 24 de dezembro, a expectativa é que a movimentação atinja 3.250 passageiros diariamente, totalizando 13 mil usuários em quatro dias. Para atender a essa demanda extra, as empresas de ônibus disponibilizaram mais 76 carros, distribuídos em 19 veículos para cada dia.
O diretor do terminal, Fábio Robbs, destaca que os dias e horários mais críticos são sexta-feira (dia 22), sábado (dia 23), domingo (dia 24), e o retorno na terça-feira (dia 26). Nestes períodos, é necessário maior cuidado com a pontualidade e segurança dos pertences dos passageiros.
Os destinos mais procurados incluem a capital do Estado, o litoral na região de Santos, além de cidades próximas da região de Prudente e de Assis e destinos turísticos em Santa Catarina (Balneário Camboriú), Paraná (Maringá, Londrina e Curitiba) e Mato Grosso do Sul (Bonito e Jardim).
Enquanto isso, a ASP (Aeroportos Paulistas), responsável pela gestão do Aeroporto de Presidente Prudente, estima que aproximadamente 3,5 mil passageiros devem embarcar e desembarcar entre os dias 23 e 26 de dezembro, período do feriado de Natal.
A previsão é de 22 voos, com chegadas e partidas para destinos como São Paulo capital, Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE), operados pela Azul, Gol e Latam, em parceria com a VoePass.
Segundo a ASP, apesar de não haver voos extras específicos para a data, os clientes contarão com um aumento de opções para o Nordeste até fevereiro, considerada alta temporada de verão.