Uma operação realizada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Presidente Prudente, em junho deste ano, levou à apreensão de 1,5 tonelada de carne, em posse de uma quadrilha que receptava o produto que era roubado. Em uma parceria entre os policiais civis e o Frigorífico Favorito, o produto foi todo transformado em charque e doado à Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).
Doação de 1,5 tonelada de carne foi feita na DIG ontem
"Um primeiro lote, apreendido no dia 11 de junho, foi devolvido para as vítimas, e um segundo lote, apreendido no dia 16, foi encontrado abandonado em uma rodovia, próximo a Rancharia e, desde que ela foi localizada, houve um trabalho para que ela fosse conservada e, neste caso, a vítima optou pela doação", explica o delegado Rodrigo Moreira Sanches, responsável pela investigação. Segundo ele, cinco pessoas foram presas e um dos suspeitos de fazer parte da quadrilha permanece foragido.
O material apreendido foi então analisado pela Vigilância Sanitária, a qual afirmou que não haveria possibilidade de consumo direto, em face da troca de câmaras frigoríficas, mas, caso o produto fosse transformado em charque, liberaria ao consumo.
40 entidades
A doação foi então realizada na tarde de ontem, na sede da delegacia especializada. "Este foi o resultado do trabalho realizado pela DIG e representa a responsabilidade social da Polícia Civil de Prudente", destaca a delegada Ieda Maria Filgueiras, responsável pela Delegacia Seccional do município.
"A Feapp é o elo entre o poder público e as cerca de 40 entidades que serão beneficiadas", lembra Sergio Koiti Yoshida, tesoureiro da federação. Segundo ele, cerca de 5 mil pessoas são beneficiadas pelas entidades que fazem parte da federação.