14 dias após sofrer queda de caminhão de lixo, moradora de Álvares Machado falece no HR

Caso foi registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia Seccional de Prudente como queda acidental e homicídio culposo na direção de veículo automotor

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 29/08/2024
Horário 14:45
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Jovem deu entrada no Hospital Regional nesta quinta-feira, por encaminhamento do Siresp
Jovem deu entrada no Hospital Regional nesta quinta-feira, por encaminhamento do Siresp

A Polícia Civil de Álvares Machado vai investigar as circunstâncias da morte de uma moradora da cidade, uma autônoma de 24 anos, ocorrida na manhã desta quinta-feira, no HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), em Presidente Prudente. A jovem deu entrada na instituição de saúde ainda nesta quinta-feira, por encaminhamento do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), antiga Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), em função de um acidente sofrido há cerca de 14 dias, quando ela caiu de um caminhão de lixo de uma cooperativa na Rua Noel Rosa, enquanto trabalhava. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia Seccional de Prudente como queda acidental e homicídio culposo na direção de veículo automotor. 
Segundo o registro, após a queda, a vítima passou a ter dores nas pernas e dificuldade para se locomover, apresentando, na véspera do atendimento no HR, “rebaixamento de nível de consciência associado à rigidez muscular”. Na instituição de saúde, passou por tomografias “com evidência de celulite de membro inferior esquerdo, abscesso em região de iliopsoas, nódulos suspeito de embolia séptica pulmonar, lesões esplênicas suspeitas de infarto, além de aventada hipótese diagnóstica de tétano”. 
No Hospital Regional, a paciente ainda teve de ser intubada depois de sofrer um rebaixamento do nível de consciência. “Porém, houve piora clínica, apresentando parada cardiorrespiratória com realização de reanimação cardiopulmonar durante 30 minutos, evoluindo à óbito às 10h10”, expõe o BO. “Devido o quadro inicial ser desencadeado por causa extrema, com possível origem na queda da vítima, se encaminhou a paciente ao IML [Instituto Médico Legal], para exame necroscópico. O presente boletim será encaminhado para a Delegacia de Álvares Machado para prosseguimento das investigações”, relata o documento.

Empresa terceirizada
Procurada, a Prefeitura de Álvares Machado informou que a Associação Reciclando Para a Vida presta o serviço de coleta de material reciclável para o município, através de um contrato, que disponibiliza a cessão de uso de caminhões, barracão e equipamentos. No entanto, todo o gerenciamento, desde a contratação de pessoal, emissão de atestados e organização de férias, até o planejamento das coletas, é de responsabilidade exclusiva da associação. 
“Inclusive, a contratação do motorista do veículo é realizada diretamente por eles. Até o momento, a Prefeitura não havia sido informada sobre o ocorrido, uma vez que a comunicação e gestão desse tipo de situação competem à associação”, declarou a Assessoria de Impresa do Executivo, na tarde desta quinta-feira.
“O órgão municipal irá averiguar o ocorrido e irá colaborar com as investigações na medida do possível”, complementou a administração municipal. Os responsáveis pela associação não foram localizados pela reportagem para comentar o fato.
 

Publicidade

Veja também