Ao todo, dez famílias precisam fazer a revisão cadastral do Bolsa Família referente a 2014, em Presidente Prudente. O prazo final se encerra no dia 20 de março, e quem não cumprir a norma poderá ter o benefício suspenso a partir de abril e, por consequência, seu CadÚnico (Cadastro Único) cancelado. De acordo com Regina Helena Penati Cardoso Ferreira, titular da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), até o ano passado, 75 famílias estavam pendentes. "Neste ano, até agora, faltam somente dez. A maioria respeita as datas, pois se os beneficiários não cumprirem com os compromissos, deixam de receber", relata.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), muitas famílias não atualizam, porque melhoraram de vida e não precisam mais do auxílio. No entanto, caso voltem a necessitar e estejam enquadrados nos limites de renda do programa, os beneficiários têm 180 dias desde o cancelamento para atualizar seus dados e pedir a reversão do cancelamento junto à pasta municipal que administra o repasse.
Atualização do cadastro pode ser feita na própria secretaria ou em unidades do Cras
A atualização cadastral pode ser feita no prédio da pasta, ou em uma das unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O MDS determina que toda família beneficiada pelo programa deve fazer a atualização dos seus dados a cada dois anos, para garantir que o benefício seja pago a quem realmente precisa.
Em Prudente, cerca de 6 mil famílias recebem o recurso do governo federal, o que representa aproximadamente R$ 800 mil de verba deste benefício para a cidade, por mês. "As famílias prudentinas beneficiadas recebem um auxílio médio de R$ 170, cada. Há ainda aqueles que recebem R$ 35. O recurso é repassado de acordo com a necessidade", comenta Penati.
A secretária diz que, ao contrário do que muitos pensam, mais de 80% dos beneficiados trabalham, mas o recurso do governo serve para complementar a renda. "A renda destas famílias é baixa, insuficiente para arcar com as despesas básicas. O auxílio serve de equilíbrio na condição de sobrevivência. É comum também que os beneficiados venham cancelar o recuso quando encontram empregos melhores", declara.
SERVIÇO
COMO PROCEDER
Para atualizar as informações, o titular do benefício – que tem o nome escrito no cartão de pagamento do programa – deve procurar o SAS, na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 491, Jardim Marupiara, ou uma das unidades do Cras mais próxima da residência da família beneficiada. É preciso levar os documentos como CPF ou título de eleitor, e algum documento dos familiares, como carteira de identidade, certidão de nascimento das crianças e carteira de trabalho ou de habilitação. Os comprovantes de matrícula das crianças na escola e de residência não são obrigatórios, mas são recomendados, pois deixam o cadastro da família mais completo. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone 3223-4635.