Somos todos capazes! Nos dias 10 e 11 deste mês ocorre a 19ª Expodefic/Feidefic (Exposição e Feira de Trabalhos Artesanais da Pessoa com Deficiência), evento que reunirá trabalhos artesanais de dez entidades sociais de Presidente Prudente. O evento será na Praça 9 de Julho, das 9h às 16h. Ação tradicional, explica em seu slogan "A Arte Comprova a Capacidade", que "deficientes" são capazes de aprender, produzir e desenvolver seus talentos como qualquer outra pessoa. A iniciativa é uma forma de incentivar, revelar, valorizar e divulgar o trabalho realizado pelas entidades e seus assistidos, buscando assim a diminuição da discriminação e a promoção da inclusão social.

19ª edição da exposição e feira ocorre nos dias 10 e 11 de novembro, na Praça 9 de Julho, centro de Presidente Prudente
É o que explica a coordenadora da Expodefic, Sônia Aparecida Costa Vilela, que é uma idealização do governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura). Nosso objetivo é expor para a sociedade que toda e qualquer pessoa, independente de algumas limitações, têm o seu valor e pode, com certeza, de alguma forma, contribuir com a comunidade. E reforça o que mencionara na edição passada, em maio.
"É importante ressaltar, para que todos entendam que ‘deficiência’ não é ter limitações física e mental, mas sim não valorizar a capacidade do outro, seja pessoal, profissional ou artisticamente falando. Os resultados são sempre muito felizes, pois 90% das pessoas que passam pelo calçadão nos dias da feira, sempre dão uma paradinha!", exclama a coordenadora.
Permita-se emocionar!
Quem passar pela 9 de Julho nestes dois dias poderão prestigiar ou comprar itens como guardanapos, tapetes, quadros, peças artesanais, bonecas, sabonetes, pesos de porta, artesanato em jornal, crochê, madeira, entre outros vários materiais que podem ser para próprio uso ou para presentear um familiar ou amigo. Detalhe, além do acabamento perfeito os preços são bastante acessíveis.
E prepare-se para se emocionar com a alegria dos assistidos durante a feira. A maioria das entidades os leva para que auxiliem nas vendas. "É tão bonito ver a alegria que eles expõem! Se sentem valorizados quando alguém chega, vê ou compra aquilo que produziram. Mais que o dinheiro, que é importante porque é todo revertido para a compra de matéria prima, a gratificação deles é mais pelo trabalho visto por muitas pessoas!", ressalta Sônia.
Revelando talentos
Para participar do evento, a coordenadora explica que um convite é enviado a todas as entidades sociais e aquelas que se interessam, preenchem uma ficha e se inscrevem. Algumas participam apenas com produtos artesanais e outras ainda apresentam atividades culturais.
"Quando iniciamos a ideia era de que fosse realizada a feira uma vez ao ano, sempre em maio, como a aceitação do projeto foi grande pela sociedade, e as entidades aumentando suas produções, resolveram que então teríamos duas vezes ao ano, em maio e novembro", salienta a coordenadora.
ENTIDADES PARTICIPANTES
1 - Unipode (União das Pessoas com Deficiência);
2 - Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais);
3 - Carim - Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico;
4 - Núcleo Tterê;
5 - Associação de Desenvolvimento Crianças Limitadas - Lúmen Et Fides;
6 - Associação de Peregrinação do Rosário;
7 - Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes;
8 - Associação Filantrópica de Proteção ao Cego;
9 - Ambulatório Regional de Saúde Mental, e
10 - Sala de Recursos para Deficientes Visuais da Escola Estadual Professor Hugo Miele