1º Centro de Emergência Multiagências do interior inicia atendimentos em Prudente no dia 22

Atuação conjunta dos órgãos de segurança e municipais prevê redução no tempo médio de resposta às ocorrências e otimização de recursos humanos e materiais

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/04/2025
Horário 04:00
Foto: CPI-8
Projeto foi apresentado para autoridades e representantes de órgãos envolvidos, na segunda-feira
Projeto foi apresentado para autoridades e representantes de órgãos envolvidos, na segunda-feira

Está previsto para o dia 22, próxima terça-feira, o início dos atendimentos do Centro de Emergência Multiagências, que será implantado, em regime permanente, no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente

Com foco no atendimento integrado das chamadas de emergência dos serviços 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (Same - Serviço de Atendimento Móvel de Emergências), com atuação conjunta e presencial dos órgãos municipais nos horários de maior incidência de demandas, o órgão utilizará sistemas corporativos de despacho e gestão integrada, plataformas de radiocomunicação digital interoperáveis e o Projeto Muralha Paulista, com monitoramento por câmeras e  OCR (Optical Character Recognitio) – radares inteligentes que, em tempo real, fazem a leitura das placas e o cruzamento dos dados com os da SSP (Secretaria de Segurança Pública), elementos considerados essenciais para o pronto reconhecimento de situações críticas e de alta complexidade.

Na fase inicial, segundo o CPI-8, os serviços da Defesa Civil, Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e do Controle de Zoonoses e recolha de animais, atuarão em regime de turno de serviço diário, de 8 a 12 horas, no período considerado de maior concentração de ocorrências, de forma a garantir presença qualificada, análise conjunta das demandas e decisões imediatas quanto à competência de atuação. Há ainda previsão de ampliação progressiva dos horários e das instituições participantes, conforme avaliação dos resultados iniciais e disponibilidade técnica.

“A expectativa é de que essa integração resulte em ganhos significativos de eficácia e agilidade no atendimento, permitindo a redução no tempo médio-resposta às ocorrências; otimização de recursos humanos e materiais; redução de custos operacionais, por meio da coordenação interagências e da correta alocação das ocorrências conforme a natureza e atribuição legal; e o fortalecimento da gestão integrada da informação”, ressalta o CPI-8, órgão responsável pela Polícia Militar em todo o oeste paulista.

Eficiência comprovada

Iniciativas similares ao Centro de Emergência Multiagências a ser implantado em Prudente já se encontram em funcionamento no Copom da capital paulista e em São José dos Campos, órgãos que, conforme o CPI-8, demonstraram avanços expressivos nas respostas a crises e na gestão de ocorrências interinstitucionais, servindo como modelo referencial para o projeto de Prudente.

“No que diz respeito à infraestrutura, o Centro funcionará nas dependências do atual Copom, com adequações estruturais específicas, como a criação de um ambiente de uso compartilhado com baias operacionais, sistema de telão integrado, terminais de despacho e rede lógica dedicada”, esclarece.

“O CPI-8 reitera seu compromisso com a modernização do atendimento ao cidadão, alinhado ao Plano de Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo [Ciclo 2024–2031] e às diretrizes de integração institucional, gestão por resultados e excelência no serviço público”, destaca a corporação.

Impacto direto à população

O projeto do Centro de Emergência Multiagências foi apresentado para autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Prudente, além de representantes de todos os órgãos envolvidos, nesta segunda-feira. Durante o evento, os convidados puderam acompanhar uma simulação prática de operação integrada, conduzida na Sala de Gerenciamento de Crises, com participação de viaturas do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e apoio de drones. “A demonstração evidenciou a agilidade e coordenação das equipes em tempo real”, frisa o CPI-8.

Também foi apresentada aos presentes no encontro a estrutura do Copom, responsável por receber chamadas dos serviços emergenciais 190 e 193, além do funcionamento do Projeto Muralha Paulista, que conta com câmeras de videomonitoramento, leitores automáticos de placas e reconhecimento facial – tecnologias que têm contribuído para o policiamento preventivo e a redução dos índices criminais na região.

Presente no evento, a Prefeitura de Prudente, por meio da Semob, destaca a relevância da proposta apresentada pela Polícia Militar, considerada de grande importância para o município. “A iniciativa fortalece a integração entre a corporação e os órgãos municipais, promovendo uma gestão mais eficiente no enfrentamento da criminalidade, atendimento de saúde, abandono de animais e outras situações que impactam diretamente o dia a dia da população prudentina. O projeto é uma ação que contribui para melhorar a gestão e a segurança na cidade”, considera a administração municipal.

CPI-8

Publicidade

Veja também