É comum ouvirmos, especialmente nas datas comemorativas, quando há mudança e que envolvem números redondos, com zero, expressões: “cheguei aos 30, estou velho”, ou “cheguei aos 40, estou no fim”, ou aos 60 anos “agora é só esperar a morte”.
Chegar à terceira idade para muitos é motivo de prazer, de alegria, pois significa aposentadoria, fazer viagens, ter mais tempo com familiares, ou mesmo gozar do merecido descanso, mas, para outros pode ser motivo de terror, medo, da presença de doenças, de dores ou mesmo a espera da morte.
É importante no processo de envelhecimento, na terceira idade, o indivíduo conviver muito bem no seu dia a dia, mas para isso será necessário atenção e cuidados quanto às alterações físicas e mentais desta fase, com acompanhamento médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, antevendo situações e evitando limitações que poderiam surgir.
É precioso o reforço de que nesta terceira idade ainda, deve se continuar com a alimentação saudável com frutas, verduras, legumes, ingesta abundante de líquidos, água preferencialmente, e evitando no período da noite, café, chá, refrigerante ou mesmo alimentação mais pesada, fazer atividades físicas regulares e apropriadas para idade, sempre consultando anteriormente profissionais para saber como está a saúde, como caminhada, andar de bicicleta, nadar, correr, dormir um sono reparador, nos horários pré-fixados.
Procurar aplicar os conhecimentos adquiridos na vida, se for necessário, montar uma atividade que possa continuar a desenvolver os dons - como escritório, bar, consultório ou fazer parte de uma franquia de atividades no ramo da educação, da alimentação ou do lazer.
Exercitar a mente realizando cursos de línguas estrangeiras, aprendendo a tocar um instrumento musical.
Dançar é uma ótima atividade física que ajuda a interagir o corpo e com pessoas.
Fazer atividade em uma academia pode ser no início desconfortável, mas verificar que muitos além dos 60 anos estão regularmente adquirindo melhora do sistema cardiovascular e osteo-muscular. Enfim, nada está acabado ou terminado. Pode ser uma nova fase da vida, como muitas opções que darão um novo motivo para continuar vivendo.
Hoje em dia, a expectativa de vida vem aumentando, e a ciência tem desenvolvido a tal ponto que doenças antigamente mortais como tuberculose, sífilis, deixaram de sê-las.
Afinal, você meu querido leitor que já está na terceira idade, tem muitos motivos para alegrar-se?