O perfil “Várzea Prudentina”, em parceria com o fotógrafo Murilo Aguilar, realizou na noite da última terça-feira, no auditório do Inova Prudente, a premiação da Bola de Ouro do futebol amador de Presidente Prudente em 2024. Foi a primeira vez que um reconhecimento do tipo foi realizado na cidade.
Marcado pela descontração do radialista Ronaldo Nascimento na apresentação do evento, a Bola de Ouro levou o nome do professor Horácio Luiz de Castro, ex-jogador de futebol que atua há mais de 30 décadas na promoção do esporte bretão em Presidente Prudente e região.
Em entrevista à reportagem de O Imparcial, Wellington Rodrigues, o fundador do “Várzea Prudentina”, perfil que conta com mais de 15 mil seguidores atualmente, contou um pouco da história da criação e do intuito do perfil no Instagram:
“No início o perfil era uma brincadeira. Eu conhecia a atuação de muitas páginas que cobrem o futebol de várzea em São Paulo, que é muito grande. Montei o perfil um pouco antes da pandemia, veio a pandemia e muita gente passou por problemas de depressão e ansiedade. A gente se apoiou nisso para poder se reerguer e a proporção que tomou foi muito grande, talvez por ser a primeira página por aqui. O “Várzea Prudentina” hoje virou um trabalho. Entrei nisso de cabeça, com o apoio do meu filho [Leonardo] que quer seguir carreira no jornalismo no futuro. Hoje o perfil é uma fonte de renda nossa”, contou Wellington sobre o trabalho com o Várzea Prudentina.
Ele também falou sobre a iniciativa da premiação: “Quando eu jogava profissional e amador, não tinha a divulgação de fotos e vídeos, então, a gente procurou registrar os acontecimentos. As coisas foram acontecendo e hoje conseguimos fazer esta premiação acontecer com apoio do Murilo [Aguilar]. Nós fizemos as seleções dos campeonatos, mas também buscamos homenagear as pessoas que ajudam e ajudaram a construir o futebol amador, principalmente, o professor Horácio que foi um pai para todos do futebol amador e profissional de Prudente”, disse o fundador da Várzea Prudentina.
Além do professor Horácio, a premiação também homenageou figuras do futebol amador local, entre elas estão Mauro Aoki - fundador do Hinomoto FC; César Saito, o Babu da Cohab; o empresário e mecenas Tiago Dantas; o treinador Kinha; o funcionário da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), Toninho Neguinho, responsável por cuidar do gramado do Estádio Caetano Peretti; o jornalista Marcos Chicalé; Gigi Silva, divulgador do futebol amador; Josué Ferreira Manguito; Luis Henrique Valera, o Luizinho da LZB Sports, o jogador Serginho; Claudião do Vasco, presidente do Vasco Ana Jacinta; Fabiano Medeiros, parceiro da Várzea Prudentina; e a dupla Denner e Fabinho, responsáveis pelo projeto “Virando o Jogo” realizado no bairro Km7.
Entre uma homenagem e outra, foram formados os times com os melhores jogadores do Campeonato Municipal de Futsal, da 2ª divisão e da 1ª divisão do Amadorzão. Além disso, também foi premiado o melhor árbitro do futebol amador, o melhor jogador do futsal, o melhor da 2ª divisão e o craque do Amadorzão 2024.
Melhor árbitro: Rogério Mendonça Moura;
Melhor jogador do futsal: Ilgner Gardin, goleiro do Brescia;
Melhor jogador da 2ª divisão: Thiago Dati, centroavante do Só Os Nossos;
Craque do Amadorzão 2024: Alexandre Vasconcelos, o Totta, meia do Parreira FC.
Caio Gervazoni
Alexandre Vasconcelos, o Totta, meia do Parreira FC, foi eleito o craque do Amadorzão 2024