Comparação do ator Aleksei Kravchenko no início e no final do filme “Vá e Veja” (Idi i smotri) de 1985, dirigido por Elem Klimov.
O jovem ator viveu um inferno durante as gravações do longa. As filmagens foram feitas em ordem cronológica, com isto vemos a feição do ator mudar drasticamente, além da perda de peso, ele e outros atores ficaram aterrorizados ao atuarem em com cenas de extrema violência, algumas delas com o uso de munição real.
Este é considerado um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos e, curiosamente, o mais bem avaliado de todo letterboxd!
É um filme traumatizante que fará você ver guerras através de outra ótica. Ele não romantiza a guerra. Ele cria um pesadelo com ela. Consegue despertar sensações de verdadeiro horror no espectador. Então, assista apenas se você achar que está preparado.
O longa utiliza muitos close-ups frontais, o que evidencia as performances sensacionais de todos os atores envolvidos no projeto.
A pior parte é que esses eventos aconteceram na vida real, inclusive a situação clímax do filme. O filme inclui uma montagem grotesca feita com imagens reais de atrocidades cometidas por nazistas durante a Segunda Guerra.
Por fim, “Vá e Veja” também diz exatamente quantas vezes nazistas repetiram o evento climax do filme na vida real apenas na Bielorússia: 628 vezes. O diretor fez isso para lembrar aos espectadores que esse filme não é apenas baseado em fatos reais. Ele é a reprodução de fatos reais.
SIGA:
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!