O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) realizou, nesta quinta-feira, uma ação educativa focada em conscientização e segurança viária em Presidente Prudente. As atividades ocorreram na Avenida Brasil, em frente ao camelódromo, das 14h às 16h, e seguiram para a Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente à base da Polícia Militar, das 17h às 19h.
De acordo com Aline Pires, superintendente do Detran-SP em Presidente Prudente, os motociclistas foram o público-alvo da ação devido à maior exposição a acidentes: “Eles, assim como os pedestres, são os mais vulneráveis no trânsito e precisam ter e receber atenção para que a gente consiga ter vias mais seguras. Nossa proposta é conscientizá-los sobre a importância de adotar comportamentos corretos, respeitar os limites de velocidade, manter a motocicleta em boas condições e, claro, utilizar equipamentos de proteção adequados, como capacetes de qualidade”, explicou.
Durante a ação, Aline explica que as equipes do Detran-SP fazem abordagens educativas em locais com alta incidência de acidentes envolvendo motociclistas. Ao longo da abordagem, são reforçados temas como o uso correto de capacetes, o respeito aos limites de velocidade e os cuidados para evitar a condução após o consumo de álcool. Um ponto de atenção é a falta de sinalização com a seta, uma reclamação frequente entre os prudentinos. “A seta também é algo essencial para deixar o ambiente mais seguro e, por isso, enfatizamos a importância da utilização”, acrescentou Aline.
Para Aline Pires, levar essas atividades às vias públicas faz parte do compromisso do departamento com a segurança viária. “Nosso compromisso é com a preservação de vidas, e estamos aqui para apoiar essa mudança de comportamento. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos”, destacou a superintendente.
Segundo ela, as campanhas educativas do Detran-SP são contínuas ao longo do ano e visam reforçar a necessidade de civilidade e respeito no trânsito. A campanha específica voltada para motociclistas começou no dia 6 de dezembro por meio de divulgação em mídias e, agora, está sendo levada diretamente às ruas com abordagens educativas. Além de orientações, em alguns pontos há fiscalização em parceria com a Polícia Militar para verificar o uso do capacete e a documentação dos veículos.