Triatleta prudentino é campeão no Ironman Brasil, em Florianópolis

Equipe Assessoria Esportiva ganha 2 vagas para Mundial na França, com o vencedor Paulo Leite e Téo Grandi, 3º lugar na categoria 30/34, mas ambos abrem mão para aguardar retorno no Havaí, em 2024

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 04/06/2023
Horário 06:40
Foto: Cedida
Paulo Leite, que no ano passado terminou como vice, volta com 1º lugar
Paulo Leite, que no ano passado terminou como vice, volta com 1º lugar

O prudentino Paulo Leite foi campeão na prova de triatlo de longa distância, categoria 55 a 59 anos, no Ironman Brasil, em Florianópolis (SC), no último domingo. Além dele, a equipe da Assessoria Esportiva de Presidente Prudente foi composta por outros três atletas: Teo Grandi, Marcelo Becegato e Regis Niedo.
“No ano passado eu havia ficado em segundo lugar me classificando para o Mundial em Kona no Havaí. O Teo Grandi ficou em terceiro lugar na categoria 30/34 e fez um tempo de 9h03, se classificando na 20ª posição geral, em sua estreia na distância Ironman. Foi um feito sensacional. Nosso objetivo é levá-lo nos próximos Iromans abaixo de 9 horas que é um tempo quase que profissional”, ressalta Paulo Leite.
Ele salienta que este ano foi muito bom porque a Assessoria Esportiva conseguiu duas vagas para o Mundial que pela primeira vez na história não será em Kona e sim em Nissi, na França. 
“Mas nós abrimos mão das vagas, Téo e eu, porque parece que no ano quem volta para Kona novamente e como lá é mágico. É ali que tem a história do Ironman, caso a gente consiga classificação, ai sim iremos pra lá”, comenta Paulo Leite. 
Para participar da competição, Paulo conta que exige-se uma preparação muito intensa, foram seis meses. “Chegamos a ter um treino longo de bicicleta de 250 km [quilômetros] e um longo de corrida de 35 km, nadando três vezes por semana, uma média de 14 a 15 mil metros por semana de treino natação ao longo do ciclo. Uma média de 400 km por semana e de 70 a 80 km de corrida por semana e obter esse sucesso que a Assessoria teve na prova”, explana o triatleta. 
Agora, segundo ele, toda a equipe vai descansar, o objetivo é fazer sub 12 horas com Marcelo Becegato e Regis Niedo, ambos também estreantes na distância Ironman. “Eles acabaram fazendo 11h08 e 11h15 [se não me engano] e alguma coisa. Foi assim uma surpresa para nós, o sucesso da equipe foi muito grande, uma vez que atingimos todos os objetivos com maestria. Vamos rever agora o que faremos e prova no segundo semestre para quem sabe em2024 estarmos presentes novamente no Ironman Brasil, em Florianópolis”, pontua Paulo Leite.   

Fotos: Cedidas

Teo Grandi, 3º lugar na categoria, fez um tempo de 9h03, concluindo na 20ª posição geral


Marcelo Becegato e Regis Niedo, também estreantes, fecharam num tempo de 11 horas

Publicidade

Veja também