A Ciclorrota Costa Oeste é um projeto robusto que visa estimular, por meio de rotas ciclísticas, o esporte e o turismo de diversos municípios do oeste paulista. A medida visa integrar as regiões do Pontal do Paranapanema, Assis e Ourinhos ao modal ciclístico do resto do Estado. No fim de agosto, a Prefeitura de Presidente Prudente anunciou, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), que o Balneário da Amizade será o portal do marco zero do primeiro ramal da Ciclorrota Costa Oeste, que ligará Presidente Prudente a Santo Expedito.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Adolfo Padilha, a proposta do município é integrar as rotas de Presidente Prudente às trilhas ciclísticas que já são oficializadas a nível estadual e nacional. “O objetivo é fomentar o cicloturismo de uma forma profissional, que o município seja reconhecido por ter trilhas credenciadas”, relata o responsável pela pasta de Turismo.
Ele acrescenta que o primeiro passo do projeto será a identificação das trilhas e dos pontos de paradas. “Haverá um portal oficial na internet para divulgação dos trabalhos que serão efetuados pelo município quanto às ciclorrotas”, pontua. Neste momento, a Prefeitura conta com o auxílio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Polícia Militar, Instituto do Oeste Paulista de Turismo e do CCP (Ciclo Comitê Paulista), por meio do ciclista Ademir Alves Júnior, conhecido por Dema.
Um dos principais cartões-postais de Presidente Prudente, o Balneário da Amizade, será o ponto de partida da ciclorrota turística que terá o Santuário de Santo Expedito como destino final. O trecho de cerca de 50 km (quilômetros) de Prudente até Santo Expedito passará, em grande parte, pelas estradas rurais dos municípios de Álvares Machado e Alfredo Marcondes, que já são utilizadas pelos ciclistas da região.
O projeto de lei para a implementação da Ciclorrota Costa Oeste é de autoria do deputado estadual, Mauro Bragatto (PSDB). A medida foi sancionada pelo governo de São Paulo em março deste ano e tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustável da região oeste do Estado, através do uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
De acordo com o assessor de imprensa do deputado, Marcelo Costilho, além de estimular a prática esportiva e cultural, os ramais da Ciclorrota Costa Oeste têm como objetivo fomentar um turismo de integração regional. “A ideia do projeto é fazer um mapeamento das rotas e pontos turísticos de cada município. Desta forma, a intenção é contribuir para a geração de renda por meio de comércios da agricultura familiar, que poderão vender seus produtos aos ciclistas que passarão por estes ramais da Ciclorrota”, explica Marcelo.
“A ideia é começar pequeno, mas com a possibilidade de tornar o negócio gigantesco”, afirma um dos membros do CCP, Ademir Alves Júnior, o Dema. Em 2018, o Ciclo Comitê Paulista foi criado para discutir ações e planejamentos para o uso da bicicleta no Estado de São Paulo. O comitê é composto por ciclistas e membros do governo estadual
Membro-fundador do Pedivela Bike Clube, Dema pedala há mais de duas décadas e é um dos principais articuladores da Ciclorrota Costa Oeste. “A intenção é modernizar e aproveitar este momento que a bike está tendo para que a gente possa trazer esta nova forma de turismo para movimentar a economia local e colocar nossa região como um roteiro de cicloturismo nacional”, pontua o ciclista.
“Em países e continentes onde as rotas já estão consolidadas, como nos Estados Unidos e na Europa, esta forma de turismo movimenta uma boa parcela da economia”, cita Dema, que faz referência à Euro Velo(Rede Europeia de Ciclovias), que possui mais de 70 mil km de extensão em 15 rotas, que percorrem 42 países do continente europeu.
Para o ciclista, não é preciso ir muito longe para se ter exemplos de ciclorrotas robustas, já que no Brasil há rotas ciclísticas bem conhecidas por quem pratica o esporte, como o Caminho da Fé - que tem como destino final o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP) - e a rota do Vale Europeu, em Santa Catarina (SC).
De acordo com Dema, é possível criar um itinerário que abranja os principais pontos turísticos do oeste paulista, como o Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio, a Represa Laranja Doce em Martinópolis e o pôr do sol às margens do Rio Paraná, em Presidente Epitácio. “A proposta é preparar todo um percurso, passando pelas estradas vicinais, fazer parceria com agricultores para que divulguem suas propriedades e suas culturas. O primeiro ramal é este de Prudente a Santo Expedito, mas já temos em mente outras rotas como Prudente-Epitácio e Prudente-Teodoro”.
Caio Gervazoni
Balneário da Amizade será o ponto de partida da ciclorrota turística