É tempo de Páscoa...

OPINIÃO - Luiz Paulo Jorge Gomes

Data 11/04/2020
Horário 04:07

O período pascal é o momento pelo qual, os cristãos fundamentados na fé e na esperança, se preparam durante 40 dias, para a sua ressurreição, para o encontro de uma nova vida. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma -, os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto, assim como todo o sofrimento que Ele suportou na cruz.

E é justamente neste período, que nós brasileiros de todas as raças, credos e particularidades, unidos com o mundo todo, estamos experimentando aquele que talvez seja o momento de maior incerteza, angústia e medo que vivenciamos em toda a nossa história.

Entretanto, ainda assim, presenciamos discussões que passam a margem dessa pandemia que a todos apavora. Com tamanha crise a administrar, os oportunistas que deveriam dar exemplos de como administrar uma nação em plena dificuldade – aqui se referindo aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) -, preferem continuar olhando para o mesmo foco que sempre os direcionaram.

Esquecem que os tempos são outros. O mundo pós Covid-19 será totalmente diferente e as relações pessoais e profissionais terão novos contornos, assim como novos desafios. Entretanto, precisaremos estar vivos até, não só gozando de plena saúde, mas também portadores de um mínimo básico de dignidade em nossa sobrevivência.

É certo que, mesmo após concluída essa terrível fase, a economia precisará de um prazo razoável para se reestruturar, até porque como já dito anteriormente, será um novo tempo e, nele, certamente, experimentaremos uma diferente forma de desenvolver a atividade econômica.

Ou seja, o que verdadeiramente sabemos nesse momento, é que nada sabemos do momento que está por vir e se temos essa certeza, outra deveríamos ter, a certeza de que aqueles que elegemos para conduzir o nosso país (Executivo e Judiciário) estão unidos com um só propósito: o melhor para o Brasil e, consequentemente, para todos os brasileiros.

Infelizmente não temos essa segurança, até em virtude de todos os exemplos que diariamente são noticiados nos mais variados meios de comunicação. Nos parece que a vontade de exterminar um ao outro é imensuravelmente maior do que o desejo de exterminar o próprio vírus.

Entretanto, permeados sob o espírito Divino da Semana Santa, acreditamos sim que todos estes nefastos acontecimentos sejam justamente sinal de preparação para uma nova vida, e que esta nova realidade traga de volta a todos nós brasileiros, a chama viva da esperança, para que desta forma, unidos em um objetivo comum, possamos fazer deste país, a nação que sempre sonhamos.

Feliz Páscoa e que, através dessa ressurreição, possamos renovar a nossa vida, pautados sobre os três pilares da virtude Cristã: a fé, a esperança e o amor.

Publicidade

Veja também