“Eu quero é botar meu bloco na rua, gingar pra dar e vender”! O Bloco ÊtaNóis tá pronto pra ir para as ruas de Presidente Prudente. Na sexta-feira (28 de fevereiro) de carnaval, o bloco começa o “esquenta” às 19h30, no Galpão da Lua (ao lado da estação ferroviária), com música, comidas, DJ, concurso de fantasias. O “arrasto do bloco” começa às 22h e vai até a meia-noite, seguindo pela Avenida Brasil, calçadão até a Praça Nove de Julho, e retornará pelo mesmo trajeto.
Segundo Tiago Munhoz, um dos integrantes do bloco, além do “arrasto”, haverá também o concurso de fantasias. “Sempre estimulamos as pessoas a irem fantasiadas para o ÊtaNóis, é uma brincadeira que tem dado muito certo. As ruas ficam coloridas, vivas, cheia de gente alegre com suas fantasias bastante criativas”, afirma Tiago.
O concurso de fantasias acontecerá antes da saída do bloco, com premiação para adultos e crianças. Quem escolhe as fantasias mais criativas é o público e os vencedores levam para casa o troféu do bloco. Para participar do concurso, é só chegar fantasiado e se inscrever no dia.
O Bloco ÊtaNóis é pioneiro nesse formato de “arrasto” em Prudente. Surgiu em 2007 numa república no Jardim das Rosas, que era frequentada por estudantes e artistas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval.
“DÁ MUITA SATISFAÇÃO VER O BLOCO CRESCER A CADA ANO E MUITO MAIS DE PENSAR QUE PRUDENTE PODE SER UM POLO PARA ESSA FESTA POPULAR TÃO IMPORTANTE, IMPULSIONADA PELO ÊTANÓIS”
Tiago Munhoz
Tiago conta que nas primeiras edições, dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas do bairro cantar e se divertir. As composições "ÊtaNóis”, que dá nome ao bloco, e “Ma, Ma, Ma, Mazinho” foram criadas nesse momento e animam o bloco até hoje.
Atualmente o bloco conta com 13 pessoas tocando e fazendo a produção. A Banda do Bloco ÊtaNóis é formada pelo grupos Rosa dos Ventos, Taquitá, Histórias da Nana e Galpão da Lua. “Todos os artistas que tocam e participam do bloco são artistas da cena que trabalham com o público infantil há muitos anos. Além de músicos convidados que ajudam a animar nosso carnaval”.
Os blocos de carnaval são uma das expressões mais vibrantes e democráticas dessa festa popular, além de ser uma realidade em diversas cidades, atraindo o turismo, movimentando o comércio e outros setores.
“É uma manifestação cultural popular. Os blocos em sua maioria são iniciativas de coletivos, de grupos específicos, surgem em comunidades, em bairros, em encontro de artistas, na garagem das casas e isso deve ser levado em consideração e apoiado pela população e pelo poder público. Dá muita satisfação ver o bloco crescer a cada ano e muito mais de pensar que Prudente pode ser um polo para essa festa popular tão importante, impulsionada pelo ÊtaNóis”, ressalta Tiago.
A novidade para esse ano, é que o ÊtaNóis vai circular por mais três cidades neste carnaval. Segundo Tiago, o bloco se apresenta nas unidades do Sesc de Birigui (1º de março), Sesc Piracicaba (3 de março) e Sesc Mogi das Cruzes (4 de março).
O bloco faz questão de manter a tradição das marchinhas de carnaval. “Tocamos as tradicionais marchinhas de carnaval, algumas nós alteramos as letras, não queremos trazer músicas que reforçam preconceito, mas sim, exaltar a liberdade e harmonia. Mas, nosso repertório vem cheio de marchinhas tradicionais, além das nossas composições, muito frevo, baião e até lambada vai rolar nesse ano”.
Gasalucinação
Bloco faz questão de manter a tradição das marchinhas de carnaval