A Prefeitura de Presidente Prudente agora dispõe de um “supercomputador” capaz de aprimorar os serviços prestados pela administração pública pelos próximos anos. Com 24 processadores, a máquina de alto desempenho permite se dividir em “vários computadores” de acordo com a necessidade e traz benefícios para além da agilidade no dia a dia, já que é um equipamento ainda mais econômico por sua modernidade.
“Nós tínhamos um servidor pequeno para cada aplicação. A partir de agora, há um servidor grande dividido em várias fatias. A vantagem é que se uma aplicação estiver crescendo muito e precisar de mais memória, velocidade, espaço ou desempenho, teremos como realocar”, expôs a Prefeitura em meados de dezembro, quando a matéria foi feita.
O “supercomputador” funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e consegue ser dividido em 20 máquinas individuais. A principal finalidade dele será a de armazenar, por exemplo, os dados de todas as transações contábeis, financeiras, sistemas especialistas, como os da saúde ou educação, estoque de almoxarifado, carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), carnês de ISS (Imposto Sobre Serviço), as dívidas ativas do município e muito mais.
O equipamento foi adquirido a partir de um projeto feito junto à Caixa Econômica Federal e teve investimento de aproximadamente R$ 1 milhão para a aquisição de servidores e máquinas de alto desempenho. “É um equipamento mais seguro e robusto. A Prefeitura tem agora uma estrutura de tecnologia capaz de suportar o crescimento por pelo menos cinco anos. Passamos a ter uma das maiores infraestruturas da região”, informou a administração. Este é o mesmo período pelo qual não se compravam novos servidores na municipalidade.