Eliete Margutti, coordenadora da AFPC (Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos) de Presidente Prudente, diz que é um aprendizado diário fazer parte da vida dos atendidos. “Aprendemos tantas coisas com eles diariamente! São ensinamentos para a vida! A cada dia sei o quanto é importante lutarmos juntos. Sou grata por fazer parte da Associação dos Cegos de Presidente Prudente!”, exclama a coordenadora, que trabalha na instituição há mais de uma década.
O dia a dia dos usuários na associação é bastante produtivo, com várias atividades disponibilizadas a eles, como braille, soroban, educação física, atendimento infantil, fisioterapia, informática, artes, psicologia com aconselhamento individual e grupo psicossocial, prática vida autônoma, orientação e mobilidade, atendimento nutricional. “Cada um tem uma necessidade e, dentre elas, organizamos seus atendimentos, visando sempre a conquista de sua autonomia e independência, além de qualidade de vida para seu cotidiano”, exalta ela.
Para o atendimento, o primeiro passo, de acordo com a coordenadora, é fazer a triagem com a assistente social, onde ela verificará qual a necessidade e o atendimento que a PcD (pessoa com deficiência) visual irá precisar no momento. “Para nós não há limite de idade, atendemos criança, jovem, adulto e idoso, desde que tenha a deficiência visual comprovada com laudo”, denota.
Uma luta diária, segundo a coordenadora, é para que possam sempre oferecer um atendimento de qualidade com uma equipe multidisciplinar preparada para atender a todos. E, acreditem, os desafios não são poucos. Na verdade são muitos, sendo o financeiro um deles. “Precisamos sempre da colaboração da população para nos ajudar. Recebemos verbas públicas, mas não o suficiente. Com comprometimento e transparência lutamos juntos para que a Associação dos Cegos seja cada vez mais uma referência no atendimento à pessoa com deficiência visual em âmbito regional e nacional”, pontua Eliete.
SERVIÇO
Para que entendam melhor, Eliete deixa o convite para que as pessoas possam conhecer a AFPC (Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos) de Presidente Prudente. Para isso basta entrar em contato pelo (18) 3223-2511 e agendar uma visita. Também podem acompanhar a entidade pelas redes sociais: Instagram @associacaodoscegospp / Facebook: Cegos Reabilitação Prudente ou pelo site: www.associacaodoscegos.com.br.
Leia mais:
Número de pessoas com deficiência na região é 35,71% maior em 12 anos
Observatório aponta que 77,85% dos deficientes visuais são mulheres