O Sesi-SP, por meio da Gerência de Qualidade de Vida, realizou a segunda edição do Encontro Técnico e de Gestão do PAF (Programa Atleta do Futuro), com o tema “O Esporte tem o poder de mudar o mundo”. A proposta do evento foi proporcionar a troca de conhecimento, formações e workshops, além de palestras com grandes nomes do esporte aos professores que fazem parte do PAF tanto no Sesi quanto nas prefeituras parceiras espalhadas por todo o Estado de São Paulo. O Hotel Sesi Epitácio recebeu os cerca de 250 participantes de 100 municípios paulistas para o evento, que ocorreu entre segunda-feira e hoje.
“O Programa Atleta do Futuro segue em expansão e nós continuamos o trabalho focado no desenvolvimento dos profissionais que atuam diretamente no programa”, explica Rodrigo Almeida Leal, especialista em Esporte do Sesi-SP e um dos organizadores. “Mais uma vez reforçamos o potencial do Hotel Sesi Epitácio para receber eventos como esse. O local conta com toda infraestrutura de hospedagem, alimentação e lazer, além dos equipamentos necessários para aos workshops como quadras, campos e piscinas. E ainda temos o privilégio de ter tudo isso envolto à natureza do oeste paulista e às margens do Rio Paraná”, detalha.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas do Sesi e também do Comitê Olímpico Brasileiro sobre temas como valores olímpicos, diversidade, avaliação física e a inclusão da criança e adolescente com deficiência no esporte. “Queremos alinhar a execução do programa no Estado, de forma com que todos os nossos professores estejam executando o PAF da mesma maneira em todos os lugares, respeitando a metodologia proposta para ele”, explica Leal.
Entre os nomes presentes no evento estão os velocistas Erik Cardoso e Felipe Bardi, ambos atletas do Sesi e que tiveram passagem pelo Programa Atleta do Futuro. Recentemente, os dois correram os 100m rasos abaixo dos 10 segundos, com 9s97 e 9s96 respectivamente, quebrando o recorde nacional que já durava 35 anos. Para encerrar, a multicampeã do basquete brasileiro, Hortência, realizou a palestra final do encontro, compartilhando parte de sua trajetória como atleta e trazendo uma dose de motivação e incentivo aos professores presentes.
O Programa Atleta do Futuro promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita, para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Ele é oferecido de forma permanente desde 1991, com metodologia própria nos centros de atividades do Sesi-SP e também por meio de parcerias com órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, ONG’s clubes e instituições privadas. Tudo isso contribui para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade e para o desenvolvimento do futuro cidadão.
O PAF pode ocorrer de duas formas:
Programa Atleta do Futuro - CAT: Realizados nos Centros de Atividades ou escolas externas do próprio Sesi-SP com recursos próprios.
Programa Atleta do Futuro - Transferência de Tecnologia: Realizado com recursos em conjunto com um parceiro (prefeituras, ONG’s, entidades sociais, etc), podendo ser ofertado nas dependências do Sesi-SP ou nas instalações do parceiro.
Atualmente, o PAF é desenvolvido em 53 Centros de Atividades do Sesi por todo o Estado de São Paulo. Estão em vigência cerca de 170 convênios, alcançando 150 municípios e matriculando quase 85.000 alunos em diversas modalidades como natação, futebol, polo aquático, badminton entre outras. O programa conta com 800 professores espalhados pelo Estado de São Paulo que são os responsáveis por todo este cenário do PAF.