Entre as diversas ações que compõem a programação do Sesc Thermas de Presidente Prudente neste final de semana, estão uma oficina de arqueologia para crianças, um curso sobre produção de sementes, a Feira de Pequenos Produtores, ações esportivas do Sesc Verão e dois shows: um com a Orquestra de Viola Caipira de Presidente Bernardes e outro de reggae.
Neste sábado, às 16h, o cantor e multi-instrumentista baiano, Dja Luz, sobe ao palco da Área de Convivência do Sesc. Compositor de músicas gravadas por artistas como Natiruts e Margareth Menezes, ele traz em sua obra a musicalidade afrodiaspórica, inspirando-se e homenageando as gerações passadas.
Com um trabalho autoral e uma experiência abrangente, o artista conecta o público aos ritmos afrobaianos e reforça a importância da herança ancestral da Bahia, unindo música, dança e arte em um rito de celebração.
"Busco reafirmar a relevância dessa conexão cultural no cenário contemporâneo, oferecendo ao público uma oportunidade única de imersão nas riquezas da música baiana", destaca Dja Luz.
Ainda hoje, mas pela manhã, às 9h30, ocorre a Feira de Pequenos Produtores, que é realizada mensalmente com iniciativas socioambientais da região, buscando que cada produto ofertado seja a criação de uma rede entre o rural e o urbano, aproximando consumidores e produtores, e fortalecendo a agricultura familiar agroecológica e os artesãos e artesãs locais.
A feira segue até às 13h e, a partir das 10h30, a Orquestra Municipal de Viola Caipira de Presidente Bernardes se apresenta com o show "As Mulheres e a Viola", que retrata o cotidiano vivenciado no campo, saudando e respeitando a natureza.
"BUSCO REAFIRMAR A RELEVÂNCIA DESSA CONEXÃO CULTURAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, OFERECENDO AO PÚBLICO UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE IMERSÃO NAS RIQUEZAS DA MÚSICA BAIANA"
Dja Luz
O grupo traz um repertório criado pelo maestro Willians Baker e pelas artistas violeiras, contando com composições de grandes nomes da música sertaneja caipira, como Inezita Barroso, Irmãs Galvão, Cascatinha e Nhana, Tonico e Tinoco, Almir Sater, Tião Carreiro e Pardinho, entre outros.
Outra ação neste sábado de manhã é a oficina Quem quer ser um arqueólogo? destinada às crianças e que começa às 10h. A bióloga Rita de Cássia Prando convida a experienciar uma simulação de escavação na qual os pequenos serão capazes de evidenciar artefatos pré-históricos e históricos (originais), conhecendo como funciona o trabalho do arqueólogo e seu importante papel na preservação do patrimônio. A atividade é gratuita, mas requer retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência. As vagas são limitadas.
Começa na manhã deste domingo e continua no próximo, dia 26/1, o curso Guardiões de Sementes Ancestrais, ministrado pelo educador e agricultor agroflorestal, Thiago Luiz. A proposta é valorizar e preservar sementes ancestrais e tradicionais, essenciais para a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade.
Os participantes têm a oportunidade de compreender a importância cultural, social e ambiental dessas sementes, além de aprender técnicas práticas de produção, seleção e conservação.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo aplicativo Credencial Sesc SP, pelo site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente na Central de Relacionamento (mediante agendamento).
À tarde, às 15h, acontece o show infantil “Brinca”, com Cia. Duo Badulaque. A apresentação combina brincadeiras, cantigas populares e uma sonoridade intrigante, criada por meio de dispositivos eletrônicos e instrumentos inusitados.
O dueto convida o público a participar ativamente, cantando, tocando e refletindo sobre os temas das canções. Com músicas autorais, os artistas destacam-se pela interatividade e pelo clima descontraído. O desafio musical é um convite para a plateia.
Neste sábado, às 10h, ocorre a aula aberta de Danças Circulares com a educadora de atividades físico-esportivas do Sesc, Aline Uehara. A atividade proporciona um encontro com a cultura de diversos povos, explorando uma rica diversidade de ritmos e sons, despertando a consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação entre os participantes.
Também ocorre uma vivência de Stand Up Paddle nas piscinas, uma prática derivada do surfe, na qual os participantes remam em pé sobre uma prancha. A atividade alia o estilo de vida saudável à conexão com a natureza.
A atividade ocorre, ocorre no sábado e domingo, das 10h às 12h e das 15h às 17h. Para acessar as piscinas do Sesc, é necessário ter credencial e exame dermatológico válido.
SERVIÇO
Aos finais de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente funciona das 9h às 18h. A Unidade fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.
Maila Alves
Hoje pela manhã, às 9h30, ocorre a Feira de Pequenos Produtores
Maila Alves
Outra ação neste sábado a oficina Quem quer ser um arqueólogo? destinada às crianças
Thiago Luiz
Curso via valorizar e preservar sementes ancestrais e tradicionais, essenciais para a segurança alimentar
Antonio Brasiliano
“Brinca” convida o público a participar ativamente, cantando, tocando e refletindo sobre os temas das canções
Acervo Sesc
Aula aberta de Danças Circulares proporciona um encontro com a cultura de diversos povos
Maila Alves
Vivência de Stand Up Paddle alia o estilo de vida saudável à conexão com a natureza