Na manhã deste sábado, a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), com a presença do secretário da pasta, Roberto de Lucena, realizaram a 1ª Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema, nas instalações da Fundação Inova Prudente, em Presidente Prudente. Durante o encontro, autoridades entregaram um requerimento ao titular da pasta para que Prudente se torne um MIT (Município de Interesse Turístico).
Segundo o secretário, a Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema mobilizou mais de 180 entidades do setor. Um evento que reuniu empreendedores, produtores e autoridades para o lançamento do Programa de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema.
O programa se soma a um protocolo já assinado recentemente com a fundação, de um segmento que vem sendo cada vez mais procurado pelos visitantes. “O objetivo é diversificar a agricultura, principalmente a familiar, e aperfeiçoar a oferta turística no Pontal, na medida em que busca inserir produtos e serviços de agricultores no mercado do turismo”, expôs Roberto de Lucena.
Ele conta que esteve com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) esta semana e ele lhe disse: ‘Eu quero que você use todas as ferramentas do turismo para apoiar principalmente essas duas regiões, onde precisamos potencializar a economia e melhorar o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. A primeira é o Vale do Ribeira e a segunda região é o oeste paulista, especialmente o Pontal do Paranapanema’. “Estaremos trabalhando juntos nessas regiões”, enfatiza Roberto de Lucena.
Durante a conferência, foram discutidos assuntos importantes como investimentos, créditos para operadores de turismo, a importância dos MITs (Municípios de Interesse Turísticos), gastronomia, atrações náuticas e culturais. “A ideia é valorizar, além das belezas da região, a hospitalidade do povo do Pontal. A região é rica em equipamentos e atrativos turísticos diversos, com balneários, turismo náutico, religioso e rural. Além de parques temáticos e resorts localizados na região”, frisa o secretário.
Ele mencionou que pretendem mapear uma rota gastronômica no oeste paulista, dentro do programa de valorização da gastronomia chamado de “Sabor de São Paulo”. “Ao todo, são sete rotas mapeadas e serão lançadas três novas, em que está prevista a rota na região de Prudente”, adianta.
Sobre a importância da região para o segmento de turismo, o secretário expôs que em Presidente Prudente, por exemplo, o turismo rural é forte por conta da grande quantidade de áreas rurais da região que oferecem paisagens exuberantes e atividades diversas para os visitantes, como passeios a cavalo, trilhas, pesca, degustação de produtos locais, entre outras.
“Além disso, a proximidade da cidade com importantes destinos turísticos do Estado de São Paulo, como Águas de Santa Bárbara e o circuito das frutas, também contribui para o fortalecimento do turismo rural na região”, pontua.
O secretário explica que turismo rural é uma modalidade que se caracteriza por proporcionar uma conexão com a natureza e com a cultura local, de modo a oferecer experiências de vivências em áreas rurais, como sítios, fazendas, chácaras e pousadas localizadas em meio à natureza.
De acordo com ele, atualmente São Paulo tem mapeado mais de 1.000 propriedades rurais abertas à visitação turística. “Isso mostra a importância deste setor que fortalece a cadeia produtiva do turismo paulista, gerando emprego e renda. A região tem todas as qualidades para desenvolver o turismo rural”, acentua.
Roberto de Lucena faz questão de citar o Título de Honra de Cidadão de Caiabu e Rancharia que recebeu nos municípios. Além disso, também recebeu uma homenagem de Honra ao Mérito pela cidade de Martinópolis. “É uma honra ser acolhido por todos de forma tão calorosa e ter recebido essas lindas homenagens nessas cidades”, salienta.
Foto: Setur-SP
Durante o encontro, autoridades entregaram um requerimento a Roberto de Lucena para que Prudente se torne um Município de Interesse Turístico