O mestre do suspense Alfred Hitchcock deixou seu nome eternizado na história do cinema inglês e norte-americano com uma série de filmes clássicos de suspense e mistério, sendo difícil estabelecer um ranking entre os melhores. Dentre seus filmes menos conhecidos, esta pequena pérola produzida em 1942 em plena época da Segunda Guerra Mundial, que traz um tema recorrente na obra do diretor: o homem perseguido injustamente por algo que não cometeu. Aqui na trama, um mecânico (Robert Cummings) de uma fábrica de aviões é acusado de sabotagem no local de trabalho. Disposto a provar sua inocência, ele cruza o país em busca do único que pode lhe inocentar: o próprio sabotador. No caminho, se envolve com bela jovem (Priscilla Lane) e encontra tipos bizarros circenses. A cena final gravada na Estátua da Liberdade ficou famosa.
“Histórias Prudentinas Parte 1 – O Footing”
Presidente Prudente completou 106 anos de fundação e a cidade se expandiu e se transformou ao longo das décadas. Relembrar o passado também é uma forma de reverenciar a cidade. Se pudéssemos voltar no tempo, encontraríamos uma Prudente bem diferente entre os anos 1950 e 1980. Muitas pessoas mais idosas hoje viveram estes momentos ou ouviram histórias de seus pais e avós. Numa era longínqua, quase paleolítica das redes sociais, os jovens saáam para passear à noite pelas movimentadas ruas do centro para se distrair, ver vitrines, tomar um sorvete e paquerar. O footing (o popular fúti) era o nome dado ao ato de passear a pé com o objetivo de se mostrar e flertar. As moças colocavam seus melhores vestidos e saias rodadas, recheadas com anáguas de muitos babados e sutiãs de bojo apontando o infinito e desfilavam pelas ruas enquanto eram observadas pelos rapazes, todos elegantes de ternos e gravatas, com gomalina nos cabelos e indefectíveis bigodinhos à la Clark Gable. O trajeto era na Rua Tenente Nicolau Maffei bem antes do Calçadão e se estendia por três ou quatro quadras, passando pelas ruas Joaquim Nabuco, Siqueira Campos e Major Felício Tarabay. Era o lugar dos primeiros olhares, dos estabelecimentos de contatos, ocorrendo nos sábados e domingos no máximo até às 22h, geralmente após as missas da Catedral. Em meio a muito respeito e tradição, onde no máximo o rapaz pedia para acompanhar a moça até em casa enquanto conversavam. Um beijo roubado aqui e ali e mãos entrelaçadas era o máximo que se podia permitir. O desfile maior ocorria entre a fonte da praça com o Cine João Gomes (onde é hoje o Chick Center) até o Clube Ambassador (hoje ocupado pelo Banco Santander). Até o final dos anos 1960 era ali o local do fervo, depois transferido por outras gerações para locais onde o desfile era de automóveis e motocicletas como na Avenida Washington Luiz (com maior concentração no Palácio do Sorvete) e Rua Dr. Gurgel na quadra dos antigos H2 e Hzinho, na década de 1980. Doces tempos.
Dica da Semana
DVDs / Filmes Streaming:
Clássicos dos Anos 40 de Hitchcock:
Os títulos mais famosos do diretor são as produções coloridas dos anos 50 e 60. Muitos de seus melhores filmes estão em títulos rodados em preto e branco na década de 1940, dentre eles: “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (40); “Suspeita” (41); “À Sombra de Uma Dúvida” (43); “Um Barco e Nove Destinos” (44); “Quando Fala o Coração” (45); “Interlúdio – Notorius” (46); “Agonia de Amor – O Caso Paradine” (47) e “Pavor nos Bastidores” (50). Filmes imortais.