A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou nesta madrugada a captação de múltiplos órgãos do perito criminal Sérgio Camilo Sicardi Buongiovani, de 42 anos. Ele teve morte cerebral após um acidente de trânsito na Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284), em Martinópolis, na tarde do dia 20 de outubro. Segundo a família, em vida Sérgio havia demonstrado o desejo de praticar o gesto.
Foi montada uma força tarefa para a destinação dos órgãos. Uma equipe do Hospital Albert Einstein de São Paulo fez a captação do coração, que seguiu numa aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para a capital. Já o fígado, retirado por uma equipe da Santa Casa de Marília, seguiu em voo comercial até Campinas (SP) para depois ser levado por via terrestre para Sorocaba (SP).
Segundo o enfermeiro Anderson Milhorança, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, os rins e as córneas foram captados pelas equipes da Santa Casa de Prudente e encaminhados para a OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Marília (SP), onde aguardam a distribuição de acordo com a fila única de transplantes.
Seis pessoas que esperam por transplantes serão beneficiadas.
"É importante que as pessoas expressem em vida o desejo da doação. Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar a família", pontua a santa casa.
Foto: Reprodução - Sérgio Camilo Sicardi Buongiovanni estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Prudente