O Marco Rotário de Pirapozinho passou por um processo de renovação. Segundo o presidente do Rotaract, Alison Cavallari, “o Marco Rotário é a identificação da presença de um clube de Rotary International na cidade e serve para facilitar a aproximação de outros clubes e distritos, bem como também para divulgar a imagem pública da instituição”.
Desde que foi instalado o Marco Rotário na cidade de Pirapozinho, nunca havia passado por um processo de renovação. Este ano, integrantes do Rotaract e do Rotary colocaram a mão na massa.
“Além de toda importância do Marco Rotário e significado, o objetivo desta restauração foi promover a marca da família rotária Pirapozense e também um presente para o Rotary de Pirapozinho que sempre nos apoiou e nos apadrinha há quase dez anos com muito camaradagem e companheirismo”, pontuou Cavallari.
Alisson Cavallari
Marco Rotário restaurado em Pirapozinho
Monitoramento com uso de câmeras na zona rural
Na última quarta, foi realizada uma reunião com moradores do Km 27 e a participação de representantes das polícias civil, militar e do Legislativo. De acordo com o vereador Claudinei Dinello (Podemos), o primeiro encontro deste grupo foi promovido em 2019.
“De lá pra cá, estas reuniões são recorrentes. Estamos buscando parcerias com Governo do Estado para implementar o sistema de monitoramento inteligente, o Detecta. Um monitoramento com câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina”, contou Dinello.
O monitoramento integrado garantirá mais segurança, inclusive para as áreas rurais, já que todas as entradas da cidade estariam no sistema.
Claudinei Dinello
Moradores do Km 27 juntamente com o delegado de Polícia, Rafael Galvão, Sargento Favaretto da Polícia Militar e o vereador Claudinei Dinello
PLANTIO DE ÁRVORES
A Prefeitura de Pirapozinho está realizando o plantio de 5 mil mudas de árvores nativas e frutíferas na cidade. Dentre os principais benefícios proporcionados pelo projeto de reflorestamento, controle de erosão, a atração de vida silvestre para a nossa região, a abundância de sombra, o crescimento da diversidade de animais e plantas em nossa cidade.
Controle da leishmaniose em Estrela do Norte
Ações com foco na prevenção e no controle da leishmaniose foram realizadas em agosto na cidade de Estrela do Norte. A iniciativa ocorreu em consonância à Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, de 7 a 11 deste mês.
A leishmaniose é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito palha e que atinge animais e seres humanos, e divide-se em dois tipos, a visceral e a tegumentar ou cutânea.
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são: febre irregular, perda de peso, inchaço no abdômen. Já os sintomas da leishmaniose cutânea ou tegumentar incluem: elevação da pele avermelhada até três semanas após a picada do mosquito com aumento progressivo da lesão.
Divulgação | AI
Estudantes da rede municipal de ensino também receberam orientações sobre o controle da leishmaniose