Área degradada vai virar parque urbano em Mirante

Projeto foi aprovado junto ao Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos e deve receber investimento de R$ 1 milhão

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/01/2024
Horário 07:14
Foto: Cedida
Área degradada em Mirante vai se transformar em um parque urbano
Área degradada em Mirante vai se transformar em um parque urbano

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema conseguiu aprovação do projeto para implantação de um parque urbano junto ao FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Segundo a secretária do Meio Ambiente de Mirante do Paranapanema, Rafaela Fernandes Gonçalves, essa área para a implantação do parque urbano é do município e tem aproximadamente 2,1 hectares, com alguns exemplares arbóreos, sendo a maioria de espécie exótica como eucalipto e leucina. “Esta área encontra-se totalmente degradada, contendo erosões, vegetações inapropriadas para o nosso bioma. O local é utilizado para receber águas pluviais através da captação por canaletas, que direcionam essas águas para duas bacias de captação, porém, essas bacias foram construídas inadequadamente, sem estudo prévio de dimensionamento e vazão”, explica a secretária.

Ainda de acordo com Rafaela, a expansão territorial, se não for muito bem planejada, pode causar diversos impactos ambientais e visuais, como alagamentos, degradação de solo e poluição, o que ocasiona desequilíbrio ambiental. “Os espaços púbicos com a presença de espécies vegetais são de extrema importância na composição urbana, proporcionando um ambiente equilibrado e saudável, oferecendo importantes locais de lazer, que é o que queremos proporcionar para a população”, ressalta.

A secretária disse ainda que o parque urbano vai oferecer pista de caminhada e arborização adequada com árvores nativas, como ipê e cedro. “Vai ser um local onde a população vai poder se conectar com a natureza”.

SAIBA MAIS
A área para a implantação do parque urbano fica no prolongamento da Avenida Joaquim Juca de Góes, em uma das saídas da cidade que dá acesso a uma boa parte dos assentamentos. “É uma estrada com um razoável fluxo de movimento, em especial durante o período noturno, e a localização é de fácil acesso”. Ainda segundo a secretária, não tem uma previsão de entrega do parque urbano, pois está no início, e ainda é preciso cumprir todos os trâmites para abrir licitação.

Foto: Cedida

Projeto foi aprovado e deve receber R$ 1 milhão para implantação

Publicidade

Veja também