Você é daquelas pessoas que toda hora baixa um aplicativo diferente? Já fui assim. Mas não fique testando um mar de aplicativos. Fiz uma lista do que realmente vale a pena ter no seu aparelho. Não gaste tempo procurando novos, foque em produzir conteúdo, que é o que realmente lhe trará resultado nas mídias digitais, ok!
Para fazer suas artes, sugiro o Canva. A versão gratuita atende muito bem. No entanto, existem recursos na versão paga muito bons. Retirar o fundo da foto, por exemplo (recurso chamado remove BG). O que é isso: recortar a imagem de uma pessoa e excluir as imagens que estão de fundo.
Para editar vídeos pelo celular existem dois muito interessantes: o Inshot e o Kinemaster. Tem ainda o app Quik, que é excelente para criar vinhetas. Não edite nele, pois dá muito trabalho. Já para criar legendas, use o app VideoShow, que está disponível para Android e iOS. E para agendar seus posts, aposte no sistema Mlabs, que é pago, mas vale muito investir. Com isso, dá para produzir muita coisa boa!
O IGTV é aquela TV dentro do Instagram. Ele foi criado para concorrer com o YouTube, da gigante Google. Os vídeos são no formato diferente - tamanho 9:16 - e só podem ser publicados conteúdos de 1 a 60 minutos. Para aproveitar todo o potencial da ferramenta, procure fazer seus vídeos com mais de um minuto. Depois, poste no IGTV, mas com uma cereja no bolo: aperte o botão que está no IGTV chamado Prévia no Feed. Dessa forma, o seu vídeo será exibido no feed do Instagram e o seu público continuará assistindo no IGTV. É uma forma de postar duas vezes numa única ação. Poste o mesmo vídeo, no formato adequado (cada mídia tem seu formato), também no YouTube e outras mídias sociais.
Se você tem alguma dúvida se deve ou não usar sua imagem pessoal nas mídias profissionais, aqui vai a dica: aposte na sua imagem. Não fique usando fotos de bancos de imagem nos seus conteúdos, use as suas próprias imagens, faça suas próprias produções. Os seguidores querem realidade, se sentirem próximos de você. Lembre-se de que o Instagram é uma rede de relacionamento. Quanto mais você colocar imagens suas, mais próximo vai ficar dos seus seguidores.
Entendi a dica anterior, Maria! Mas que tipo de imagem devo passar? Não é qualquer foto. Pense em fotos que você possa tirar para reforçar seu posicionamento, algo que remeta ao que você faz, ok! Você pode tirar selfie para o stories, isso até aproxima você do seu público, desde que não exagere. Mas no feed, as fotos devem ser pensadas, de acordo com a profissão e função que exerce para reforçar seu posicionamento digital. Exemplo: eu sou repórter e mentora digital, então, posso postar fotos dos meus trabalhos como repórter, das minhas mentorias, dos bastidores da produção de conteúdo etc. Gostou! Espero, você, na próxima coluna. Siga também meu Instagram: @mariaferrioficial. Até mais!