O publicitário prudentino, Adriano Sato, 31 anos, faz parte do time de criação da Agência Africa na capital paulista, que foi premiada com 11 estrelas em três projetos diferentes no Festival do Clube da Criação. Segundo ele, duas delas foram criadas para a Copa do Mundo 2022, evento que a Budweiser era patrocinadora oficial do torneio. “Uma se chama Bring Home The Bud, ganhou dois ouros, uma prata, um bronze e a tão sonhada Estrela Preta, principal prêmio do festival, dado a uma única ideia considerada a campanha mais criativa do último ano realizada no Brasil; e a outra Atura o Baile [um ouro e uma prata]”, ressalta Adriano, acrescentando a outra peça premiada, a campanha de lançamento da Budweiser Zero álcool no Brasil, chamada Zero ou Nada (um ouro, duas pratas, um bronze e dois anuários).
“As campanhas Bring Home The Bud e Atura o Baile, além de serem premiadas no Clube de Criação, também foram no Cannes Lions International Festival of Creativity, o maior festival de criatividade e publicidade do mundo, em junho deste ano, na França. Sendo que Bring Home The Bud levou também o maior prêmio do festival: o leão de Titanium, o terceiro da história do Brasil e o primeiro em 12 anos”, frisa o prudentino, que mora em São Paulo há sete anos.
Adriano participou desde o início dos projetos, estando presente desde a concepção da ideia e produção total dos três. “Foram meus três primeiros trabalhos realizados como redator sênior na agência Africa Creative!”, exalta.
Adriano explana que o Festival do Clube de Criação é o principal e mais importante festival de criatividade e publicidade do Brasil. Realizado pelo Clube de Criação há 48 anos, tem como missão catalogar, anualmente, as ideias e campanhas mais criativas da publicidade brasileira. “Os melhores projetos vão para o anuário. São dezenas de categorias diferentes e há diferentes tipos de metais dado às campanhas: ouro, prata, bronze, Estrela Verde [a melhor ideia com cunho social] e Estrela Preta”.
O publicitário diz que Bring Home The Bud foi uma resposta rápida que criaram para a Budweiser durante a Copa do Mundo 2022. Ele conta que poucos dias antes do torneio começar, o governo do Qatar baniu a venda de Budweiser ao redor dos estádios que receberam os jogos. Milhões de litros de Budweiser foram barrados. O que fazer com tudo isso? Simples: decidiram doar toda essa quantidade de Budweiser par o país vencedor da Copa do Mundo. A campanha foi um sucesso, mobilizando torcedores ao redor do mundo a torcerem ainda mais pelas suas seleções para levarem todo o carregamento de cerveja para casa.
Ao longo do torneio, dezenas de contêineres de Budweiser foram aparecendo em diversas cidades do mundo. “A primeira a receber foi o Rio de Janeiro. Mas muitas outras receberam, incluindo Buenos Aires. Quando a Argentina foi campeã, os torcedores argentinos foram comemorar em cima do container, celebrando o título e também por terem ganhado todas as Buds de graça”, salienta o publicitário.
Atura o Baile também foi uma campanha para a Copa do Mundo 2022. Adriano diz que tinham como briefing lançar uma música oficial da Budweiser para o mercado brasileiro. Mas queriam ir além e, lançar um projeto maior e mais ambicioso. “Na época, o jogador Vinicius Junior estava sendo alvo regularmente de ataques racistas e xenofóbicos em jogos do Real Madrid, simplesmente, por ele dançar após marcar gols. Assim nasceu o Atura o Baile. Mais que uma música, um movimento que chamou milhões de brasileiros pra dançar respondendo as críticas dos gringos que queria que a gente parasse de dançar”, enfatiza o publicitário prudentino.
Para a música, a equipe chamou Mano Brown, L7NNON, o Papatinho e o artista internacional Lil Baby. Para o movimento convidaram influencers a publicarem dança no Tik Tok incentivando o país todo a fazer o mesmo. “Lançamos o projeto com um videoclipe em parceria com o canal Kondzilla, o maior canal de música do YouTube. Foram mais de 37 milhões de views, mais de 104 milhões de views no Tik Tok e sucesso absoluto no Spotify, estando presente em mais de 8 mil playlists organicamente”, ressalta.
Zero ou Nada foi uma campanha de lançamento da Budweiser Zero álcool no Brasil. O objetivo da turma era posicionar a marca como a melhor cerveja zero para curtir num rolê independente do dia. Então, a galera da agência se perguntava: quantos rolês épicos você já perdeu só porque não estava a fim de beber no dia ou tinha que trabalhar amanhã? Muitos, provavelmente.
Mas a verdade é que em algum multiverso espalhado por aí, uma versão sua abriu uma Budweiser Zero geladinha e deve ter curtido muito. “Nos inspiramos nos filmes de Hollywood sobre o multiverso e criamos o multiverso de Bud Zero. O filme de três minutos e meio mostrava vários multiversos diferentes onde o protagonista recusava o rolê, tendo só o Universo Zero como o único onde uma versão dele ia para o rolê com Bud Zero e se divertia muito”, destaca.
Adriano menciona que está na Africa Creative há exatamente um ano como redator sênior. As conquistas no Festival do Clube de Criação coroaram um ano incrível e cheio de conquistas. Algo que não imaginava acontecer tão rápido. “Mas quando você trabalha com pessoas do bem e apaixonadas como você, essas coisas tendem a acontecer. Eu atribuo essas conquistas, com toda certeza, a minha mãe, que é empregada doméstica aposentada, e depois que meu pai morreu, quando fiz 18 anos, ela fez o possível e o impossível para que eu estudasse”, exalta o prudentino.
Ele conta que fez Publicidade e Propaganda na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente e, em 2016, ganhou uma bolsa na concorrida escola de criação publicitária, Miami Ad School. “Essa bolsa mudou a minha vida. Mudei para São Paulo e desde então passei por inúmeras agências, construindo projetos quais me orgulho, sempre trazendo um pouco da minha vivência em cada um destes trabalhos”, comemora o profissional prudentino que, na Africa, trabalha exclusivamente com a Budweiser, criando projetos a nível nacional e internacional para a marca.
Cedida
Equipe da Agência Africa no palco para receberem a premiação