Psicanalista de Prudente organiza livro que aborda teologia cristã, depressão e ansiedade 

Jeanne Santos conversou com O Imparcial sobre a obra “Onde dói? Encontrando Deus em meio às dores da alma”, lançado neste mês, no Matarazzo 

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 25/05/2024
Horário 09:00
Foto: Cedida
Pré-lançamento da obra aconteceu em abril em Natal e, neste mês, em Prudente
Pré-lançamento da obra aconteceu em abril em Natal e, neste mês, em Prudente

O livro “Onde dói? Encontrando Deus em meio às dores da alma”, organizado pela psicanalista Jeanne Santos, que reside em Presidente Prudente desde 2020, foi lançado no dia 18 deste mês, no Centro Cultural Matarazzo.

Em entrevista à reportagem de O Imparcial, Jeanne destacou que a obra propõe “uma busca de autoconhecimento que consequentemente leva a uma vida mais leve”. A psicanalista relata que o livro não está ligado diretamente à autoajuda e a principal proposta é acolher e ajudar pessoas que estejam passando por uma situação de dor e sofrimento desencadeada pela depressão e/ou ansiedade. 

“O autoconhecimento é o princípio da saúde mental. Aprender a amar a si mesmo e como resultado disso amar ao próximo, que faz parte dessa proposta cristã, leva a pessoa a desenvolver sentimentos e atitudes como de perdão, gratidão, paciência, perseverança”, pontua a autora, que também atua na terapia de casais e famílias.  

Segundo ela, a obra levou três anos para ser organizada e tem a participação de 15 autores, sendo alguns da área da saúde mental, teólogos e filósofos.  Jeanne relata que no livro também conta com a participação de seis pessoas que compartilharam suas experiências sobre depressão e/ou ansiedade. 

“O AUTOCONHECIMENTO É O PRINCÍPIO DA SAÚDE MENTAL. APRENDER A AMAR A SI MESMO E COMO RESULTADO DISSO AMAR AO PRÓXIMO, QUE FAZ PARTE DESSA PROPOSTA CRISTÃ, LEVA A PESSOA A DESENVOLVER SENTIMENTOS E ATITUDES COMO DE PERDÃO, GRATIDÃO, PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA”
Jeanne Santos

A psicanalista realça que os leitores poderão encontrar no livro como a teologia explica a dor e o sofrimento, a questão da aceitação da situação ou do problema e depois a busca de ajuda.  “No livro, também, consta a definição e o conceito do que é depressão e/ou ansiedade, quais os sinais de alerta e a necessidade de buscar ajuda de profissionais, como psiquiatras, psicólogos, psicanalistas e terapeutas. Juntamente com esses temas, o livro traz orientações para uma prevenção a esses transtornos, levando em conta que qualquer pessoa pode desenvolver essas patologias”.

Os encontros e desencontros

A psicanalista indica que a proposta cristã de amor ao próximo se encontra com a neurociência no sentido que tais sentimentos e atitudes no ser humano levam à produção de hormônios de bem-estar como, serotonina, dopamina, endorfina, ocitocina e outros. “No decorrer da história e do cristianismo, por causa de interpretações inadequadas da teologia e do cristianismo em si, alguns núcleos religiosos têm oferecido aos fiéis discursos doentios que infelizmente vão totalmente contra ao cristianismo”, acrescenta Jeanne. 

De acordo com Jeanne, a teologia está relacionada com pesquisas sobre o conhecimento de Deus dentro das limitações da compreensão humana. “Aprender a amar a si mesmo e como resultado disso amar ao próximo que faz parte dessa proposta cristã, leva a pessoa a desenvolver sentimentos e atitudes como de perdão, gratidão, paciência, perseverança”. 
Em relação à fé e a psicanálise, a autora descreve que entre as duas há “mais desencontros do que encontros, porém não são inimigas”. “A psicanálise se ocupa em trabalhar a subjetividade do humano e como questões do consciente e inconsciente e sua composição estrutural [Id, Ego (eu) e Superego]. Já a fé, abrange um aspecto subjetivo, particular e individual de cada ser humano e está ligada a relação do sujeito com o transcendente”, pontua a psicanalista. 

Como adquirir a obra?

A primeira oportunidade para o leitor adquirir a obra “Onde dói? Encontrando Deus em meio às dores da alma” foi no dia 18, no Centro Cultural Matarazzo. O pré-lançamento aconteceu em abril, em Natal (RN).

Segundo Jeanne, o livro estará disponível em breve em plataformas como Amazon, Submarino, Americanas, Magazine Luiza. Quem tiver interesse em comprar a obra diretamente com a organizadora do livro, pode acionar Jeanne Rocha por meio do Messenger do Facebook. 


 


 

Publicidade

Veja também