A cidade de Presidente Prudente conta com 81 leitos gerais de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), espalhados em quatro hospitais, sendo que, destes, 26 foram separados exclusivamente ao combate e tratamento relacionado à Covid-19. “Hoje [ontem], temos 10 leitos disponíveis dentro destes que foram separados para a doença. Se mantivermos o atual cenário de casos no município, vamos conseguir passar por este momento com o controle da situação”, aponta o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto. Causa certa apreensão, no entanto, o fato de que estes leitos disponíveis na cidade não atendem apenas a Prudente, mas a toda região.
Ao todo, somando leitos gerais de UTI, aqueles direcionados às demais doenças, que são 17, e os exclusivos ao combate da Covid-19, os atuais 10 leitos, a cidade conta com 27 leitos vagos. O secretário lembra que há ainda a negociação junto ao HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), que poderá auxiliar com a disposição de mais 10 leitos, além da possibilidade de ampliação de mais 20 a 30 leitos nos hospitais de Prudente, em uma negociação que tem sido feita por parte do Estado junto às unidades de saúde.
“Se esse cenário que temos de crescimento diário da doença se mantiver, vamos conseguir passar por essa situação”, acredita Valmir. No entanto, se ocorrer uma “avalanche” nos números da cidade, mas também os regionais, terá início a preocupação das autoridades de saúde, visto que Prudente não se limita ao atendimento apenas de seus munícipes. “Um exemplo disso são as penitenciárias. Se tivermos uma contaminação grande em uma das unidades, poderemos precisar, por exemplo, de 10 ou 20 leitos de uma só vez”.
E a região, como se sabe, é repleta de presídios e em diversas delas periodicamente são direcionados pacientes à maior cidade do oeste paulista. O secretário finaliza ao comentar que o que se diz hoje, pode não ser mais a realidade daqui alguns dias, por isso, as recomendações de cuidados com a higiene e o uso de máscaras seguem fundamentais para este momento. “Em três dias, o que são 26 casos podem se tornar 52 e em mais três dias, se tornarem 104 casos. Por isso, precisamos evitar ao máximo a exposição, sempre que possível”.
NÚMEROS
81
leitos gerais de UTI estão espalhados em
4
hospitais localizados em Prudente
26
são exclusivos a pacientes com Covid-19
10
destes leitos exclusivos estão disponíveis