“Prontos Pro Mundo” leva 9 alunos da rede estadual da região para estudar fora do país

Programa é 100% gratuito para o aluno, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

REGIÃO - Cassia Motta

Data 23/10/2024
Horário 08:30
Foto: Freepik
Alunos passarão três meses na Nova Zelândia, para aprimorar o inglês
Alunos passarão três meses na Nova Zelândia, para aprimorar o inglês

Nove alunos de escolas estaduais da região embarcam em janeiro de 2025 para a Nova Zelândia, onde vão ficar por três meses aprimorando o inglês. Essa oportunidade se deu através do programa de intercâmbio “Prontos pro Mundo”, da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo .

Segundo Renata Andréia Plaça Orosco de Souza, PEC (Professora Especialista e Currículo) de plataforma de Língua Inglesa e Intercâmbio do programa, a seleção dos estudantes ocorreu em duas fases: a primeira etapa é a do curso de inglês no contraturno escolar - cerca de 70 mil alunos foram selecionados por bom desempenho e frequência escolar e boas notas no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), enquanto estavam cursando o 9º ano do ensino fundamental. “A segunda fase é a do intercâmbio, que levará os estudantes para países de língua inglesa como Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Reino Unido”.

Na segunda fase, de acordo com Renata, foram selecionados 500 alunos para serem intercambistas no primeiro semestre de 2025 e mais 500 para o segundo semestre. “Os critérios de desempenho escolar, aprendizado de inglês e frequência escolar foram prioridade no processo de seleção”.
Da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente foram selecionados 11 estudantes que corresponderam aos critérios do edital representando os municípios de Presidente Prudente, Pirapozinho, Taciba, Regente Feijó, Indiana, Martinópolis, Caiabu e Alfredo Marcondes (os pais dos estudantes dos dois últimos municípios não autorizaram suas filhas a participar do intercâmbio, por isso o número foi reduzido para nove).

Preparação

Renata explica que o momento agora é de continuação dos estudos da língua inglesa e emissão de documentos e vistos, além da organização de roupas e itens de viagem. Para a realização do intercâmbio, o estudante receberá dois tipos diferentes de bolsa: auxílio-instalação e bolsa-intercâmbio.

- Bolsa-auxílio-instalação: tem como objetivo custear as despesas iniciais da viagem internacional do estudante. O auxílio-instalação será pago até 30 dias após a confirmação da seleção do estudante para o programa. As referidas despesas devem ser comprovadas para a comissão de acompanhamento da Diretooria de Ensino, em até 30 dias antes da data do embarque, por meio de recibos de compras e fotos comprobatórias.

- Bolsa-intercâmbio: vai custear as despesas no país de destino, sem prestação de contas. A primeira mensalidade da bolsa-intercâmbio será paga até 3 dias úteis antes do embarque para o destino. As demais mensalidades serão pagas até o 5º dia útil do mês em que o estudante estiver no exterior.

Os embarques começam em janeiro de 2025 de acordo com o cronograma da escola de cada país. “Os nossos estudantes vão para Nova Zelândia e estudarão High School [programa de formação escolar que oferece aulas de acordo com o currículo americano, complementando o ensino médio brasileiro] durante três meses e vão morar em casas de famílias anfitriãs. Eles receberão também todo suporte psicológico que for necessário”.

"Prontos pro Mundo"

A implantação do programa “Prontos pro Mundo” é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Renata ressalta que um diferencial do programa é o ensino do idioma de forma nivelada. Os alunos selecionados fizeram um teste de idioma no primeiro dia de aula que ocorreu em diferentes meses, iniciando no mês de março deste ano. “Com base nesse teste foram enturmados em salas de aulas com até 20 colegas que tenham o mesmo nível do idioma. As aulas são elaboradas de acordo com seu nível individualizado, o que ajuda muito no desenvolvimento do idioma”.

As aulas ocorrem no formato online com professores ao vivo, duas vezes por semana, com uma hora e meia cada, no total de três horas semanais. As aulas são ministradas no contraturno das aulas regulares e há uma grade com vários horários e turmas para que os alunos participem no seu tempo livre. De acordo com Renata, o projeto oferece oportunidades que tem o poder de mudar a vida de milhares de estudantes.

Fotos: Cedidas/Diretoria de Ensino de Prudente

Ana Clara Pardinho (EE Prof. Ivo Liboni - Regente Feijó)

 

Isadora de Lima Medeiros (EE Profª Maria José Barbosa de Castro Toledo – Pirapozinho)

 

Lara Louise Soreto Matos (EE Profª. Maria Luiza Formozinho Ribeiro – Prudente)

 

Léo Diogo Pires Comitre Klebis (EE Profª Maria Luiza Bastos – Prudente)

 

Matheus Simeão Oliveira (EE Cleófano Mota - Taciba)

 

Rafael Luís Queiroz Silva (EE Prof. Miguel Omar Barreto – Prudente)

Rodrigo Varago Fabri (EE Maria Ernestina Natividade Antunes – Indiana)

Samira de Carvalho e Silva (EE Alberto Santos Dumont – Martinópolis)

Sara Lailane da Silva Patrício (EE Lucia Silva Assumpção – Pirapozinho)

Publicidade

Veja também