Projeta.Cine promove curso gratuito em Prudente sobre cultura em tempos de crise climática 

Iniciativa discute políticas culturais, gestão e impacto ambiental, com especialistas e debates abertos ao público; inscrições seguem até amanhã

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/04/2025
Horário 07:09
Foto: Cedida
Curso é direcionado a artistas, gestores, técnicos, produtores, agentes de movimentos culturais e entidades comunitárias
Curso é direcionado a artistas, gestores, técnicos, produtores, agentes de movimentos culturais e entidades comunitárias

Presidente Prudente terá a oportunidade de participar de um movimento cultural: o curso “Cultura em Tempos de Crise Climática: Gestão e Território”, que será realizado nos dias 28, 29 de abril e 6 e 13 de maio, das 19h30 às 22h, no Anfiteatro VII da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). As inscrições estão abertas e vão até este sábado. 

A iniciativa é promovida pelo ponto de cultura Projeta.Cine em parceria com a FCT Unesp e o CAC (Comitê de Ação Cultural), e visa introduzir os participantes nas políticas culturais do Brasil e seus principais conceitos, explorando a diferença entre cultura pública e cultura de entretenimento. Além disso, o curso aborda o papel do gestor cultural, a produção cultural, a comunicação, o marketing e o uso de mídias sociais voltadas para projetos culturais. 

O curso é direcionado a artistas, gestores, técnicos, produtores, agentes de movimentos culturais e entidades comunitárias, como pontos de cultura e associações, que estão envolvidos na produção artística e cultural do município. A proposta é contribuir para a estruturação e atuação desses profissionais na gestão e produção cultural, unindo aspectos teóricos e práticos, e orientando o desenvolvimento de projetos e ações no campo cultural. 

Segundo Helber Henrique Guedes, coordenador do projeto e Agente Territorial de Cultura, é importante fortalecer a atuação cultural em Prudente, principalmente em que a comunidade vivencia um contexto de crise climática global. “Ao capacitar gestores e agentes culturais locais, o projeto oferece ferramentas para que a cultura seja compreendida e utilizada como um motor de desenvolvimento sustentável. A cultura, aliada à gestão eficiente, pode não apenas preservar e celebrar a diversidade local, mas também gerar soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos e sociais”, explica. 

Com vagas limitadas, o curso é gratuito e terá uma carga horária total de 20 horas, dividida em quatro encontros de cinco horas cada. Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezt_dq7BC70UjjJ4TJKl7s6G0wBcoMsysb-NXwG9bWXR_bbQ/viewform?fbclid=PAY2xjawJ2cydleHRuA2FlbQIxMAABp9gfmSK999Qq5UV4KiGZwtK-a4Rod1zEewlLIkdohdmqBuSiE1a2aQiJ44l6_aem_1kq_2Et7dtlJh4_YembK6Q) e aguardar mais informações. 

Programação

No primeiro dia (28/04), o tema será “Políticas Culturais no Brasil e a Crise Climática”, contextualizando a evolução das políticas culturais e sua relação com o atual cenário ambiental. Os convidados para esse debate são Lucas Pretti, coordenador de projetos da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal; Guilherme Cortez, deputado estadual na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); Fernanda Morgani, representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais; e Marcelo Simon Manzatti, coordenador dos Agentes Territoriais de Culturas de São Paulo. Esta aula será aberta ao público no Auditório do Discente 5 da Unesp. 

O segundo encontro (29/04) será dedicado à “Cultura, Entretenimento e Sustentabilidade”, que irá explorar a diferença entre cultura como bem público e a cultura voltada ao entretenimento, além do uso de indicadores culturais. Os palestrantes confirmados são Ivonete Alves, do Mocambo Nzinga; Rafael Onori Ferraz, coordenador de Mobilização de Comunidades da Greenpeace Brasil; Pamela Gopi, estrategista da campanha de justiça climática da Greenpeace Brasil; e Helber Henrique Guedes, coordenador do Ponto de Cultura Projeta.Cine. 

No terceiro dia (06/05), a discussão será sobre “Indicadores Culturais”, em que será tratado sobre o papel do gestor, planejamento estratégico e a aplicação de indicadores culturais. A atividade será conduzida pelo Prof. Dr. Alexandre Almeida Barbalho, da Universidade Estadual do Ceará, especialista em políticas culturais. 

Por fim, para o quarto e último encontro (13/05), o curso irá abordar o “Sistema Municipal de Cultura”, discutindo economia da cultura, leis de fomento e gestão local. A mesa de convidados será composta por Adriana Scannavez, produtora cultural; Paulo Sanches, secretário municipal de Cultura de Presidente Prudente e um representante do Conselho Municipal de Cultura; e Mariane Palhares, representante dos Pontos de Cultura de Presidente Prudente. 

SERVIÇO
Mais informações e novidades podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou nas redes sociais do Projeta.Cine (@projeta.cine). 

Cedida

Guilherme Cortez, deputado estadual na Alesp, participa do primeiro dia de debate

Publicidade

Veja também