O curso de “Artesanato com Fios Variados – Macramê”, que está sendo realizado em Emilianópolis até dia 18 (sábado), tem a participação de 12 alunos que aprendem essa técnica de tecelagem.
Segundo a coordenadora de Agricultura e Pecuária de Emilianópolis, Daniele Perreti Bettio Marchi, oferecer esse tipo de curso para capacitar as pessoas, é uma forma de agregar renda às famílias, uma vez que os professores são “excelentes” e o desempenho dos alunos é visível. Segundo conta, eles terminam os cursos sabendo realmente desenvolver as técnicas ensinadas. “Com o macramê não é diferente, visto que, no final do ano passado havíamos realizado o mesmo curso, e o sucesso foi tanto que tivemos que solicitar novamente para atender a demanda”, explica a coordenadora.
Ainda de acordo com Daniele, esse curso é mais uma das ações da Coordenadoria de Agricultura e Pecuária da cidade, com a realização do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural de Presidente Bernardes, em parceria com a Prefeitura de Emilianópolis. “O município de Emilianópolis é considerado extensão de base do Sindicato Rural de Presidente Bernardes/Senar, com isso conseguimos oferecer vários cursos com essa parceria.
O macramê, ao contrário das demais técnicas de artesanato, não utiliza ferramentas para ser confeccionado. É uma técnica de tecelagem manual, apenas com uso de nós em linhas, geralmente utilizados para criação de franjas, também peças como suporte de plantas, roupas e peças de decoração.
Foto: Cedida
Participantes do curso de Macramê