É preciso responsabilidade com animais de grande porte

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 03/07/2022
Horário 04:52

Nesta semana, O Imparcial noticiou um acidente grave envolvendo equinos na Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284), em Martinópolis. Infelizmente, a ocorrência culminou no óbito de um motociclista de 29 anos, e deixou outro condutor, 58 anos, também de motocicleta, em estado grave. Situações em que ocorre colisão com animais de grande porte não são raras na região, e merecem uma atenção especial.
É preciso que as pessoas tomem consciência e sejam responsáveis por seus animais, como cavalos e bois. Deixá-los soltos nas vias é de extrema periculosidade, e, quando ocorrem acidentes, quase sempre deixam seus envolvidos em estado grave, ou terminam com vítimas fatais – a exemplo do caso relatado logo no início. Precisamos parar de encarar as notícias como meras estatísticas. Essas pessoas que se envolveram no acidente poderiam ser qualquer um de nós.
Um deles, a vítima fatal, tinha somente 29 anos, uma vida inteira pela frente. O outro condutor, que está em estado grave, com certeza tem sua vida e história, com familiares, amigos, profissão, enfim. 
Isso sem contar o destino trágico desses animais que colidem contra veículos, que são atropelados, e acabam agonizando ou mortos pelas estradas. Sabemos que muitas pessoas têm esses animais como fonte de renda, dependem deles até mesmo para a sobrevivência. Mas eles não podem ser encarados como simples objetos. Devem sim ser tratados com dignidade, respeito e cuidados. A partir do momento que se decide manter um animal desse porte é preciso muita responsabilidade: tanto com a vida dos próprios bichos, como com a vida de outras pessoas.

Publicidade

Veja também