É preciso permanecer com os cuidados

EDITORIAL -

Data 09/01/2022
Horário 04:21

O ano novo chegou. E com ele, aquela boa sensação de novos tempos. Mas, alguma coisa não tão nova assim ainda nos assombra: o coronavírus. Depois das festas de fim de ano, um novo surto da doença para todos os cantos. Sim, a preocupação continua. A vacina tem travado as internações e casos mais graves, porém, o alerta está emitido.

Como noticiado neste diário, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), viabilizará a partir de amanhã duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade. Os locais selecionados foram a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e o anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços terão acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguirão com seus atendimentos habituais. Essas duas unidades de apoio funcionarão das 8h às 17h, de segunda a segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de consultas.” O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além de oferecer mais dois locais de atendimento à população”. Como primeira ação, as UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais, instaladas na tarde desta quarta-feira. Rancharia seguiu na mesma linha. A Secretaria Municipal de Saúde do município informa que, tendo em vista o aumento do número de casos de Covid-19 na última semana, o Centro de Saúde, conhecido como Postão, tem agora um Ambulatório de Atendimento Especial para quem está com sintomas de síndrome gripal.
É essencial que todos nós fiquemos em alerta para que o cenário não seja transformado em um caos. Vamos nos cuidar, continuar com as precauções necessárias: tendo distanciamento social, higienização das mãos, uso da máscara de proteção. Não vamos permitir que a estaca zero retorne. Quem ainda não tomou a vacina por qualquer motivo, faça isso. Tome a dose de reforço e faça o possível para se proteger e proteger os seus. Juntos, vamos conseguir exterminar essa doença que já causou tanto sofrimento.

Publicidade

Veja também