Pré-lançamento de documentário reúne mais de 400 pessoas em Rosana

"Barragens Entre Nós", dirigido por Rodrigo Guim, foi exibido sábado, na Casa da Cultura em Primavera, em duas sessões, e superou as expectativas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 05/08/2024
Horário 21:51
Foto: Divulgação
Espectadores se emocionaram e se sentiram representados pelas histórias narradas no filme
Espectadores se emocionaram e se sentiram representados pelas histórias narradas no filme

O pré-lançamento do documentário "Barragens Entre Nós", dirigido por Rodrigo Guim, foi realizado sábado, na Casa da Cultura em Primavera, município de Rosana, e foi um sucesso absoluto. Mais de 400 pessoas assistiram ao filme, exibido em duas sessões. A primeira sessão (18h) para os convidados que participaram do filme e seus acompanhantes. A segunda sessão, realizada às 20h30, foi aberta ao público.

Os espectadores se emocionaram e se sentiram representados pelas histórias narradas no filme. "A sessão de pré-lançamento com pessoas que fazem parte do filme foi muito emocionante para mim, porque é muito importante ter o retorno desse projeto para essas pessoas. Pude ver que fizemos um trabalho que não só fala da história do Pontal do Paranapanema, como também ajuda a apontar novos caminhos. Agora com o retorno das pessoas, vamos poder finalizar o filme e torná-lo mais potente porque está enraizado em vidas," comentou o diretor, Rodrigo Guim.

O evento também marcou a comemoração de 20 anos do Iscap (Instituto Sociocultural e Ambiental do Pontal do Paranapanema). O diretor geral, Luiz Fernando Neves, destacou: "O filme era algo engasgado do Iscap, que surgiu com a intenção de trabalhar o resgate da história e memória de Rosana e do Pontal. Somos muito gratos ao Rodrigo Guim por ter colocado energia para fazer essa produção. O Iscap já prepara seu planejamento para os próximos meses e virão muito mais ações”, afirmou o diretor.

“Experiência surreal. Eu sou nascido e criado aqui há tanto tempo e não tinha noção de tanta história. Eu vivia nessa bolha e, sinceramente, fiquei encantado com a experiência que tive hoje. Foi além das minhas expectativas,” disse Luan Vitor Andrade Furlani, 18 anos, morador de Primavera.

“Eu gostei muito porque colocaram o dedo na ferida. Principalmente sobre o apartheid que aconteceu aqui no início da obra e que até hoje ainda tem esse ranço, um tanto quanto velado, mas ainda tem. Vocês estão de parabéns. Alertou muita gente que se acha acima do bem e do mal”, disse André Felipe Dardis, aposentado e morador de Primavera.

Após as exibições, os presentes puderam deixar seus comentários ao diretor do filme, e diversos depoimentos espontâneos do público e de participantes do filme foram coletados.
A recepção calorosa do público reforça a importância do documentário como um meio de dar voz às comunidades locais e destacar as mudanças socioambientais da região.
"Barragens Entre Nós" agora seguirá a rota dos festivais nacionais e internacionais, com o propósito de levar as histórias do Pontal do Paranapanema para o mundo.

FICHA TÉCNICA:
Título: “Barragens Entre Nós”
Direção: Rodrigo Guim
Produção Executiva: Marcello Souza Pires
Fotografia e Montagem: Rafael Rydlewski
Roteiro: Rodrigo Guim e Joabinadabe Gomes Mendes
Produção e Design: Lu Fernando Neves
Produção: Instituto ISCAP
Realização: Programa de Ação Cultural, através da Secretaria de Estado da Cultura,
Economia e Indústria Criativas, Governo de São Paulo.

Divulgação

Evento também marcou a comemoração de 20 anos do Iscap

Publicidade

Veja também