É possível contribuir para um futuro mais sustentável!

EDITORIAL -

Data 12/06/2024
Horário 04:15

Nada melhor do que junho, o mês dedicado ao meio ambiente, para falar sobre o lixo eletrônico. O desenvolvimento destes produtos, aliados à alta tecnologia, trouxe inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população. No entanto, quando descartados de forma inadequada, estes resíduos têm se tornado um problema crescente e preocupante em todo o país. 
O descarte incorreto do lixo eletrônico prejudica a saúde; eles emitem gases tóxicos que se espalham na atmosfera, poluindo o ar e causando doenças respiratórias; contaminam as águas de rios, lagos e mar, e também o solo; prejudicam a fauna e a flora. 
Pensando em amenizar o problema e facilitar a vida dos munícipes, a Prefeitura de Presidente Prudente, através da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), realiza neste sábado, em quatro localidades da cidade, mais uma edição do Mutirão do Lixo Eletrônico. A maior estrutura do evento estará no Parque do Povo, das 8h às 16h, onde ao final ocorrerá por lá o sorteio de prêmios. O mutirão também ocorre no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na Praça do CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado) do Jardim Alvorada e no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, onde estarão localizados pontos de coleta das 9h às 13h.
Serão aceitos diversos itens, desde fones de ouvido até geladeiras. Sabe aquele aparelho que você nem usa mais, ou está quebrado, e está aí na sua casa só ocupando espaço? Monitores, teclados, impressoras, celulares, carregadores, mouses, pilhas, baterias, rádios, televisores, secadores, máquinas de lavar, videogames e equipamentos hospitalares, entre outros. Muitas vezes eles são jogados em lixo comum. Mas tudo isso tem o seu local certo para descarte. Esta aí uma grande oportunidade para a população participar e contribuir.
Os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente devem ser uma preocupação constante, não só de governantes, mas de todos nós. Pequenas ações, simples e rotineiras, efetuadas por cada um em sua própria casa, podem fazer toda a diferença. Separar o lixo doméstico, colocando o que é reciclável em seu devido lugar. Dar o destino correto ao óleo de cozinha usado, não jogar lixo no chão, na água, na rua ou em terrenos baldios, substituir as sacolas plásticas pelas ecológicas e evitar o desperdício de água e alimentos. São pequenas atitudes que podem passar despercebidas por quem as pratica, mas que contribuem grandemente, quando o assunto é preservação.  
 

Publicidade

Veja também