Para muitos o chão é o fim, para nós é só o começo

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 04/06/2023
Horário 06:00

A vida, para ele, era como se estivesse lutando no tatame, o solo sagrado dos guerreiros. Gostava da filosofia dos samurais, da cultura milenar japonesa. Seguia o caminho do guerreiro, o Bushido. Seu caráter é seu castelo. Seu estado de espírito era suportar as adversidades que a vida impõe. Tinha a perseverança sobre a pressão do dia a dia. 
Shinobu (suportar) é uma palavra japonesa de um grande significado: Pressione até o limite da sua capacidade. Assim ele encarava a dura realidade em que vivia, com a filosofia dos grandes guerreiros. Detestava ser chamado de pobre. Ninguém é pobre no sentido espiritual. Não admitia fazer parte de uma estatística econômica e ser classificado como um homem pobre. Não se vitimizava e muito menos aceitava esse complexo de vira-lata. Era um lutador. 
Venha combater o bom combate aonde eu luto, aí vamos ver quem é o pobre. Venha viver nas condições em que eu vivo ai veremos quem é o pobre, dizia com toda a sua indignação. Quando ele tocava seus pés no tatame, a nobreza tomava conta do seu coração. OSS não pode ser pronunciada por qualquer um, não pode ser jogada ao vento como se fosse uma folha de papel em branco, ela tem um motivo certo, um respeito a si mesmo, uma palavra poderosa. Suportar a realidade é para os grandes guerreiros. Aí sim poderás pronunciar OSS.

Publicidade

Veja também