"Pânico em Munique"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 04/06/2024
Horário 09:00

Em 1972, uma tragédia ocorreu nos bastidores dos Jogos Olímpicos de Munique na Alemanha: o ataque da organização terrorista Setembro Negro matou 11 atletas que participam da comissão de Israel. Onze atletas e treinadores judeus, deixando em pânicos a todos que participavam dos jogos e lotavam a Vila Olímpica em Munique. “Pânico em Munique” (“21 hours at Munich”) foi dirigido por William Graham em 1976 para a televisão americana e fez bastante sucesso mundo afora com um elenco de astros que contava com William Holden, Franco Nero, Richard Basehart, Shirley Knight e Anthony Quayle. Em 2005, Steven Spielberg recriou a história no filme “Munich” que contava a estratégia de vingança de soldados israelenses contra os palestinos autores do atentado. 

“Os 10 atletas mais velhos das Olimpíadas”

Os Jogos Olímpicos de Paris serão os XXXIII e terão início em 26 de julho de 2024, num momento político conturbado mundial e representam a máxima frase da geriatria: nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos. Não há limite máximo de idade para a maioria dos esportes olímpicos, embora a máquina humana física reduza a capacidade vital máxima (com exceção do futebol masculino cuja idade máxima é de 23 anos e para o boxe que é 40 anos). Os dez atletas mais velhos das Olimpíadas de todos os tempos: 1) Oscar Swahn: o sueco representou o seu país nos jogos de Antuérpia em 1920 e ficou com a medalha de prata no tiro esportivo – tiro duplo, aos 72 anos; 2) Arthur von Pongracz, um austríaco que participou das provas de hipismo nos jogos de 1936 em Berlim; 3) Hiroshi Hoketsu: um japonês de 71 anos que competiu como cavaleiro de adestramento em 2012 em Londres; 4) Lorna Johnstone, uma britânica que competiu em equitação nos Jogos de Munique em 1972 aos 70 anos; 5) Louis Jules Henri defendeu a França aos 69 anos nos jogos de 1900 em seu próprio país; 6) Eliza Peyton Polock dos Estados Unidos competiu aos 63 anos nas Olimpíadas de 1904 em Saint Louis na modalidade tiro ao alvo; 7) Mary Hanna, uma australiana que competiu em hipismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016; 8) Nelson Pessoa foi o brasileiro recordista em idade a competir em hipismo nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 aos 56 anos; 9) Sebastião Wolf foi o brasileiro mais velho a conquistar uma medalha Olímpica, em 1920 na Antuérpia, Bélgica, em tiro esportivo, alcançando uma medalha de bronze; 10) Em 2021, o brasileiro mais velho foi Marcelo Tosi que competiu em hipismo aos 51 anos em Tóquio. Como podemos ver, ao envelhecer ficamos bom em atirar e fugir a cavalo. 

Dica da Semana

Filmes 

“Bom Dia, Eternidade”: 
Filme brasileiro de 2010. Direção: Rogério de Souza: Com Zezé Motta, João Acaiabe, Antônio Pitanga, José Vasconcellos, Renato Consorte, Canarinho. A histórica fictícia de Clementino, um jogador de futebol que participou da Copa do Mundo de 1958 e que hoje, velho e esquecido, tornou-se amargo e rancoroso, vivendo das recordações dos seus tempos de glória e de sucesso. Tem o apoio da esposa Odete que também exerce papeis de mãe e enfermeira. Lindo filme nacional com temáticas do ostracismo e negritude. 

 

Publicidade

Veja também