"Os Estranhos"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 18/02/2025
Horário 08:00

A novelista Ivani Ribeiro escreveu 13 novelas consecutivas na TV Excelsior, no horário das 19h30, na segunda metade da década de 1960, e “Os Estranhos” foi a mais inovadora dela, pois misturava Pelé (na época, o grande astro de futebol do país) em uma trama espacial (o mundo estava às voltas com a corrida espacial e a chegada do homem na lua), em 1969. Na história, seres extraterrestres do planeta Gama Y-12 entram em contato com a Terra para ajudar os seres humanos. O contato é feito com o autor de livros Plínio Pompeu (Pelé), que vive isolado em sua ilha particular que recebe visita dos seres intergalácticos que habitam um planeta onde reina a paz absoluta. Melissa (Regina Duarte), Dionéia (Rosamaria Murtinho) e Radamés (Cláudio Corrêia e Castro) vêm para ensinar os terráqueos a eliminar sentimentos como raiva e ciúme. Um fiasco. 
    
“Creatina em idosos”

A creatina é um suplemento muito popular e consumido por atletas para preservar ou aumentar a massa muscular, combinado a um treinamento assistido. No entanto, a creatina também é produzida pelo próprio organismo a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, nos rins e no fígado, e também pode ser ingerida com alimentos: carnes bovinas, suínas ou peixes. A principal função da suplementação da creatina é aumentar o volume e intensidade do treinamento e então aumentar a resposta hipertrófica através de maior adaptação do músculo esquelético. Não adianta tomar creatina e não fazer exercício físico. O treinamento resistido de musculação é a principal forma de combater a sarcopenia (perda de massa muscular) dos idosos, e estudos mostram que a creatina suplementada sozinha não melhora a força muscular e o desempenho funcional dos idosos. Contudo, existem parâmetros de melhora de sintomas de fadiga muscular em idosos que usam creatina mesmo sem atividade de treinamento associada. Em idosos com sarcopenia, a suplementação de creatina pode ser bastante vantajosa na prevenção da perda de massa muscular, quando combinada a exercícios seriados. A creatina além de fornecer aminoácidos para síntese proteica, também fornece altos níveis de fosfato que é imprescindível para a produção de energia das células. Isso ocorre principalmente no músculo esquelético, mas há também evidências de fornecimento de fosfato para as células cerebrais. Outros estudos mostraram a melhora da cognição (memória, aprendizado e desempenho) em idosos que usam creatina suplementar. Há ainda indícios científicos de fortalecimento da resposta imune e da melhora óssea com o uso da creatina. O uso da substância, no entanto, deve ser cauteloso em idosos com problemas renais e hepáticos, devido à metabolização da mesma. Como a creatina é uma fonte da creatinina no sangue, o nível desta substância pode se elevar falsamente no sangue, não representando obrigatoriamente um dano renal. Informe-se com seu médico. 

Dica da Semana

Novelas 

“História de Amor”:
Estreou na faixa especial das tardes da Globo, a novela “História de Amor”, de Manoel Carlos, exibida originalmente em 1995, com a história de Helena (Regina Duarte), que se apaixona por um homem casado (José Mayer) e tem que lidar com a gravidez da filha adolescente (Carla Marins). Oportunidade de rever grandes atores já falecidos, como Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro, Marly Bueno, Yara Cortes, Umberto Magnani, Sérgio Viotti e Ilva Niño.


 

Publicidade

Veja também