Orquestra Sinfônica do Guri de Prudente realiza mais 2 concertos neste mês

Sob a regência de Marlon Camatari, apresentações integram a temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri; todas são gratuitas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/06/2024
Horário 08:09
Foto: Bruno Fernandes 
Orquestra Sinfônica do Guri de Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo
Orquestra Sinfônica do Guri de Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo

A Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente realiza mais duas apresentações no mês de junho: no domingo, dia 23, às 17h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente; e terça-feira, dia 25, às 15h, no Teatro Municipal Ophélia Sozzi de Godoy, em Regente Feijó. Todas as apresentações são gratuitas. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Marlon Camatari, o repertório traz as obras “Un relato sobre Camila - Prelúdio Sinfônico”, de Claudia Montero; “Suíte Vila Rica”, de Camargo Guarnieri, “Sinfonia Inacabada”, de Franz Schubert, e “Huapango”, de José Carlos Moncayo Garcia. 

A Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente tem patrocínio Master da CTG Brasil, além de parceria com a Prefeitura local. O Polo Regional Presidente Prudente conta também com o patrocínio Prata Sicoob e Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e apoio cultural de Sicoob Credivale. O Polo Junqueirópolis tem patrocínio Bronze de Distribuidora de Alimentos Ikeda. Os polos Martinópolis e de Regente Feijó contam com a parceria das prefeituras de Martinópolis e Regente Feijó, respectivamente.  

Marlon Camatari, regente do grupo, iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade no Guri de Presidente Bernardes. Em 2003, ingressou como trompetista na Orquestra Sinfônica Municipal de Presidente Prudente, onde atuou até 2009. No mesmo ano, foi aprovado na prova para músico trompetista da Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina-PR). Foi semifinalista dos programas “Pré-estreia” (2012) e “Prelúdio” (2015), da TV Cultura. Em 2015, gravou seu primeiro CD junto ao violonista Anderson Chizzolini. É educador do Guri desde 2006, onde, além das aulas de instrumento, desenvolve um trabalho como regente de orquestra e banda. Também é professor da Trompete da Brass Band Municipal de Regente Feijó desde 2008 e regente da Banda Musical de Concerto de Presidente Bernardes desde 2013  

Orquestra Sinfônica do Guri de Prudente

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. 

É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. A Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo. Se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos. Tocou na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente e no Festival de Inverno de Londrina (PR). Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra “Palladio”, de Karl Jenkins. Em 2022, foi regida por Alba Bonfim.  

CONCERTOS
Data: 23 de junho, domingo, às 17h
Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes – Presidente Prudente/SP

Data: 25 de junho, terça-feira, às 15h
Local: Teatro Municipal Ophélia Sozzi de Godoy
Endereço: Rua José Gomes, s/nº, Vila Nova – Regente Feijó/SP


 

Publicidade

Veja também