Seguem abertas até o dia 31 de maio ou até o preenchimento de todas as 20 vagas disponíveis, as inscrições para a “Oficina de Roteiro: Documentários e Ficção”. Ministrada pelo produtor audiovisual, fotógrafo, cinegrafista e diretor de fotografia, José Roberto de Oliveira, o Zero, a atividade, que é gratuita, foi contemplada por meio do Edital da Lei Paulo Gustavo em Presidente Prudente, e será realizada entre os dias 3 e 6 de junho, das 19h às 22h, no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto.
“As vagas para o curso são prioritariamente para moradores do município. Mas, caso não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão destinadas aos moradores de outras cidades que se inscreverem”, aponta Zero, que destaca que os cadastros devem ser feitos no https://forms.gle/WeE8RwJ2VYhe71Kh7.
A oficina tem carga horária de 12 horas divididas em quatro aulas, sendo duas vagas destinadas a pessoas com deficiência e outras seis voltadas para cotas éticas-raciais. Segundo Zero, o projeto prevê a contratação de profissional intérprete de libras para as vagas reservadas para pessoas surdas. “Será realizada uma oficina com abordagem na elaboração de roteiros para o segmento audiovisual, com intenção de oferecer suporte à capacitação e qualificação na produção de trabalhos em vídeo e cinema”, ressalta o artista.
Pontua que, durante o processo de formação dos participantes, serão apresentados os elementos para criação e formatação de roteiros, suas principais características e processos de elaboração, em aulas teórico-práticas. “Durante o processo de execução da oficina, nas etapas previstas pelo planejamento, serão desenvolvidos pelos participantes, de forma coletiva, um roteiro de documentário e um de ficção”, discorre.
“A capacitação dos participantes para a elaboração de roteiros na produção audiovisual visa o fomento à formação de profissionais para essa importante linguagem artística que se encontra em pleno crescimento dentro da economia criativa do país”, ainda declara Zero, que avalia que o segmento carece de profissionais em várias áreas, alegando, portanto, um déficit significativo de escritores e roteiristas para o gênero do documentário e ficção.
“A proposta da oficina ainda vai de encontro à própria produção audiovisual local, que deverá passar por importante crescimento a partir das leis de incentivo cultural previstas para os próximos anos no Brasil. A oficina proposta de roteiro para documentário e ficção também incentivará a produção coletiva, essencial nesse segmento”, finaliza.
SERVIÇO:
Oficina de Roteiro: Documentários e Ficção
Inscrições: até 31 de maio
Acesse: https://forms.gle/WeE8RwJ2VYhe71Kh7
Aulas: dias 3 e 6 de junho, das 19h às 22h
Local: Museu e Arquivo Histórico Municipal Antônio Sandoval Netto