"O Natal da Turma da Mônica"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 24/12/2024
Horário 08:09

A Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa, já era um sucesso editorial e de publicidade nos anos 1960-70 e havia uma parceria com a marca de produtos alimentícios Cica, com associação do personagem Jotalhão à marca de massa de tomate Elefante. Assim, em 1976, houve uma parceria entre as empresas com produção de um desenho animado de cinco minutos chamado “O Natal da Turma da Mônica”, exibido à exaustão nos intervalos comerciais da Rede Globo em dezembro daquele ano. O especial fez tanto sucesso que foi reprisado todo ano até o início dos 80, simbolizando o Natal da criançada daquela geração. A música “Feliz Natal para Todos” passou a ser a vinheta musical oficial da Turma desde então e dizia assim: “Pra Mônica, um coelhinho novinho e bem limpinho, ela vai gostar... Cascão ganhou uma lata, de lixo bem sujinha, pra ele se sujar... Anjinho está contente, ganhou uma harpinha nova, para então tocar... Um lindo aviãzinho, ganhou o Cebolinha, ele vai voar... Feliz Natal pra todos, feliz Natal”. 
    
“Orientações de segurança para pacientes com Alzheimer”

A doença de Alzheimer se caracteriza por um processo progressivo de degeneração das funções cognitivas e intelectuais de seus pacientes, demandando maior atenção por parte dos familiares e cuidadores, pois, diversas situações cotidianas podem envolver dificuldades e riscos. Assim, planejar e prevenir algumas destas situações pode ser extremamente importante no dia a dia do paciente e de seu cuidador. Alguns riscos e perigos podem ocorrer na evolução dos pacientes com doença de Alzheimer e, portanto, algumas dicas podem ser úteis e importantes no manejo de seus cotidianos: 1) utilizar barras de segurança nos banheiros; 2) manter medicamentos, produtos de limpeza, utensílios de cozinha que possam gerar cortes, trancados fora. 3) retirar o excesso de móveis e deixar caminhos livres de obstáculos; 4) manter boa iluminação dos cômodos; 5) cuidado com animais domésticos circulando próximo ao deslocamento do paciente; 6) evitar que tenham grandes quantidades de dinheiro em espécie; 7) retirar tapetes, capachos e usar piso antiderrapante em pisos molhados; 8) guardar as chaves do carro e da casa em local seguro, bem como retirar as chaves do banheiro e dos quartos; 9) se possível, evitar ambientes com muitas escadas; 10) evitar acessórios complicados como cintos, botões e fivelas; 11) evitar sapatos com solado de couro e chinelos escorregadios; 12) simplificar o banho, com menor oferta de diferentes produtos de higiene e tornando-o o mais breve possível; 13) verificar sempre a higiene bucal com atenção às próteses dentárias; 14) verificar sempre a temperatura da comida para evitar queimaduras; 15) ter uma identificação, seja uma pulseira ou outro adereço, com identificação do paciente, contendo nome, número de telefone de contato e endereço, para facilitação de localização em eventuais fugas.
 
Dica da Semana

Filmes 

“Quatro Destinos”:
Little Women. 1949. Direção: Mervyn LeRoy. Elenco: June Allyson, Janet Leigh, Elizabeth Taylor, Mary Astor. Meg, Jo, Amy e Beth são quatro irmãs entre 12 e 16 anos, que vivem com a mãe enquanto o pai luta na Guerra Civil. Cada uma enfrenta à sua maneira diante das agruras da guerra numa bela mensagem de Natal. Clássico que teve versões em 1933 com Katharine Hepburn e em 1994 com Wynona Rider. 

Publicidade

Veja também