"O Espigão"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 14/05/2024
Horário 08:06

A plataforma Globoplay disponibilizou recentemente a novela “O Espigão”, exibida originalmente em 1974 às 22h. É uma raridade encontrar uma novela tão antiga (50 anos) preservada e completa, uma vez que grande parte da produção da época foi perdida em incêndios ou por falta de preservação. Na trama de Dias Gomes, a história do empresário do ramo da construção, Lauro Fontana (Milton Moraes) que quer construir o hotel mais alto do mundo, o Fontana Sky (chamado de espigão) e para isso quer disponibilizar de um terreno nobre de uma mansão pertencente à família Camará, composta por quatro irmãos: a primogênita Urânia (Vanda Lacerda), que vê espíritos, o professor de Ecologia Baltazar (Ary Fontoura) que coleciona tufos de cabelos femininos, Marcito (Carlos Eduardo Dolabella), um solteirão incorrígel e a esquisita Tina (Susana Vieira) traumatizada com um noivado desfeito, que cria 20 cachorros. O único que quer vender é Marcito, e Lauro elabora múltiplos planos para que eles mudem de ideia. Ele é casado com a histérica Cordélia (Suely Franco), que faz de tudo para engravidar (ele a chama de “minha vidinha”), e tem um caso com a secretária, a assaltante Lazinha Chave-de-Cadeia (Betty Faria). Uma história incrivelmente atual em uma produção que ilustra os modismos dos anos 70. Ainda no elenco: Cláudio Marzo, Débora Duarte, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça e Mílton Gonçalves.
    
“Mitos e verdades sobre o leite – Parte 1”

O leite é um dos alimentos mais controversos das dietas humanas. Defendido por muitos, atacado por alguns, é importante salientar que o consenso científico recomenda a ingestão do leite animal (particularmente o bovino), como importante fonte alimentar. 87% do leite é composto por água e 12-13% são os elementos sólidos. É um alimento que contém proteínas de alto valor biológico (que fornecem dez aminoácidos diferentes para o organismo), lipídeos (gorduras), vitaminas (principalmente a vitamina A, mas também do complexo B, vitamina E e D) e sais minerais, e acessível para grande parte da população mundial. O leite é uma das maiores fontes de cálcio, considerado o elemento químico mais importante para o crescimento saudável e para o bom funcionamento e reconstituição dos ossos e sistema esquelético. Há indícios históricos de que o leite de vaca já tenha sido usado para desmamar os bebês humanos na idade do Bronze (há cerca de 3.000 anos). Além disso, o leite é a matéria-prima de vários outros alimentos que enriquecem a opção alimentar humana, os chamados laticínios, como queijos e iogurtes, que aumentam o leque de opções em receitas e diferentes paladares. Afinal, há algum problema em se usar leite? As dificuldades com o leite estão relacionadas a quatro principais temas: 1) à potencialidade inflamatória do leite em algumas pessoas; 2) à dificuldade digestiva da lactose (principal carboidrato presente no leite); à sua natureza animal em dietas veganas; e 4) a substituição precoce do leite materno por leite animal em recém-nascidos. 
 
Dica da Semana

Televisão 

Abordagem do Alzheimer em “Sob Pressão”: 
A nova temporada do seriado da Rede Globo, “Sob Pressão”, exibido às terças às 23h, traz interessante enredo com a chegada de Heleno (Marco Nanini), o pai de Evandro (Júlio Andrade), que retorna à vida do filho em estado avançado de demência, sem ter feito vínculos afetivos em épocas passadas, necessitando do cuidado e apoio de quem nunca cuidou. 

 

Publicidade

Veja também