“Nosso objetivo não é ser dono do estádio”, diz presidente do Grêmio sobre relação com o Prudentão 

André Garcia disse que meta do Carcará é garantir que infraestrutura do estádio não seja empecilho para clube chegar à A1; falou ainda sobre direitos de transmissão e parceria com Cartolouco 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 12/12/2024
Horário 07:09
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Prudentão tem capacidade superior a 45 mil torcedores e é o 2º maior estádio do país fora das capitais 
Prudentão tem capacidade superior a 45 mil torcedores e é o 2º maior estádio do país fora das capitais 

Nesta quinta-feira, a reportagem de O Imparcial traz os acréscimos das perspectivas apresentadas pelo presidente do Grêmio Prudente, André Garcia, durante a entrevista concedida na última sexta, no campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).        

A principal dividida foi a relacionada às questões que envolvem o Estádio Paulo Constantino, Prudentão. O mandachuva do Carcará apresentou seu ponto de vista sobre a concessão e manutenção do estádio. Ele também falou sobre os direitos de transmissão do clube na Série A2 e a vinda de Cartolouco para divulgação do novo CT do clube. 

As questões do Prudentão

Sobre as questões relacionadas ao Prudentão, Garcia relatou que, no começo de 2024, reuniu-se com o atual prefeito Ed Thomas (PSB) e clube apresentou as melhorias que precisariam ser feitas no palco de jogo, conforme as exigências da FPF (Federação Paulista de Futebol). “Essas mudanças não são apenas um desejo do Grêmio Prudente, mas exigências da Federação”, disse o dirigente. “Conforme um clube vai subindo de divisão, a Federação vai subindo a régua. Ela não quer pôr um jogo de primeira divisão num estádio que está com banheiros em péssimas condições”, prosseguiu Garcia.

O mandachuva do Carcará mencionou uma vistoria realizada na última quinta-feira, destacando que, apesar de alguns pontos positivos, o estádio possui problemas crônicos devido à falta de investimentos. Ele relatou que o Carcará se dispôs a buscar auxílio com entes privados para sanar os problemas do Prudentão. 

“O prefeito Ed Thomas passou que a Prefeitura não tem orçamento para fazer [as melhorias] e o Grêmio se colocou disposto a tentar buscar isso com a iniciativa privada”, iniciou Garcia fazendo uma projeção: “Então, por exemplo: de repente você vem numa Unoeste, que a gente está aqui hoje [sexta-feira passada], e consegue a doação de um novo telão; você consegue uma grande empresa do ramo de tintas em Prudente e consegue pintar uma arquibancada. São coisas que a Prefeitura não vem conseguindo fazer”.

Ele também emendou seu ponto de vista à questão da concessão do estádio. “A concessão não transfere a propriedade para o clube. É como um contrato de aluguel, com regras claras. Se essas regras não forem cumpridas, a administração retorna para o poder público. De forma alguma o estádio deixará de ser do município e da população de Prudente”, pontuou Garcia.

O tema que foi ventilado pela Prefeitura de fevereiro até setembro, quando o secretário da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Clayton Santos, disse à reportagem deste diário que o chamamento público ocorreria após a eleição municipal. Porém, tal como noticiou O Imparcial no último 1º de novembro, na matéria “Fim de mandato barra projeto de concessão do Prudentão”, o processo de concessão encabeçado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos não avançou devida à restrição imposta pelo Código de Postura Municipal, que proíbe a cessão de serviços e bens públicos nos últimos 90 dias do mandato de prefeito.

Procurada pela reportagem para repercutir a questão da concessão do Prudentão e as falas de André Garcia sobre a gestão do maior estádio do município, a Prefeitura manteve o posicionamento utilizado no início do mês passado, quando destacou que “realizou ações e medidas em prol do avanço do projeto de concessão do Prudentão”, porém esbarrou no artigo 198 da Lei Municipal 5005/97, “mesmo sob a vontade pessoal do prefeito Ed Thomas do secretário municipal de Esportes, Clayton Santos, somada com os inúmeros esforços da atual gestão, através da Secretária de Assuntos Jurídicos”. 

Garcia espera que o novo prefeito, Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos), possa encontrar uma solução. “Talvez a Prefeitura consiga recursos com os governos estadual ou federal para realizar essas reformas. Nosso objetivo não é ser dono do estádio, apenas garantir que a infraestrutura não nos impeça de chegar à Série A1”.

Direitos de transmissão

André Garcia também falou sobre os direitos de transmissão dos jogos da Série A2. As partidas serão transmitidas na Rede Record, TV Cultura e no canal Paulistão no YouTube. O presidente do Carcará explicou que o contrato é gerido pela FPF e que a Federação repassa uma cota aos clubes participantes, sendo a da A2 maior, mas não tanto, do que em relação à A3: 

“A transmissão este ano vai ser feita pela Record e alguns jogos pela TV Cultura. A FPF que vendeu estes direitos e aí ela repassa aos clubes estes direitos dentro de um critério dela. Então, a gente não recebe nada diretamente de TV, mas sim da Federação. É um valor melhor do que da A3, mas também não chega a dobrar, por exemplo.

A vinda de Cartolouco

“A vinda do Cartolouco foi interessante porque levou o nome do Grêmio Prudente para outros públicos. Ele tem um canal muito forte no YouTube e conseguiu nos conectar com torcedores de outras regiões e até internacionalmente”, ressaltou Garcia.

Ele avaliou a parceria com o jornalista e youtuber Lucas Strabko, o Cartolouco, para a divulgação da construção do CT do Grêmio Prudente, como bem-sucedida e afirmou que o conteúdo produzido ajudou a expandir o alcance da marca Grêmio Prudente: 

“A gente respeita muito o trabalho de vocês da cidade, mas quando você quer, de repente, falar com um torcedor lá do Nordeste, você precisa realmente de veículos que atinjam isso. A ideia da vinda dele para gravar esses conteúdos foi também divulgar o Grêmio Prudente em nível nacional e, até, internacional”, avaliou o presidente do clube. O vídeo “A Realidade Dos Novos Times Milionários Do Brasil!” em que Cartolouco apresenta as obras do CT gremista junto a André Garcia e mostra parte do dia-a-dia dos funcionários do clube já passou das 500 mil visualizações no YouTube. 

Arquivo

André Garcia no pós-jogo de Grêmio Prudente 1 x 1 Desportivo Brasil nas quartas de final da A3 2023 no Prudentão



 

Publicidade

Veja também