O último sábado entrou para história do Grêmio Prudente com a conquista do seu primeiro acesso à Série A3 do Campeonato Paulista, principal objetivo da temporada. Passada a euforia da subida de divisão, a equipe prudentina agora vai em busca de coroar a campanha histórica com o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A primeira parte da decisão será escrita diante da SEI (Sociedade Esportiva Itapirense) neste domingo, a partir das 15h, no Estádio Coronel Francisco Vieira, em Itapira, na região de Campinas (SP).
Ao final do último treino antes do primeiro jogo da decisão, o técnico do Grêmio Prudente, Marcos Campagnollo, falou sobre as últimas pelejas da temporada, que valem o caneco da Bêzinha. “Temos mais dois jogos para que a gente possa estar trazendo o título para Prudente. Penso que o acesso era o nosso principal objetivo”, pontuou o treinador gremista.
“Acho que estão todos imbuídos em buscar o título. Temos aí um jogo difícil em Itapira, um campo muito quente e apertado, mas o pessoal treinou muito bem. Temos duas baixas: o [zagueiro] Biazus e o [volante] Rodrigo. Enfim, temos o regulamento na mão, temos a oportunidade de trazer a decisão para Prudente e é isso que nós vamos fazer neste domingo em Itapira”, indicou Campagnollo, que em sua carreira de treinador enfrentou a Itapirense duas vezes e em ambas venceu, uma com o Rio Branco em 2020 e outra com o São Carlos, na temporada passada, antes de assumir a Matonense, equipe pela qual também conquistou o acesso à A3.
“Espero que mantenha essa sina de a gente ir lá, conseguir o resultado aqui para o Prudentão, que tenho certeza que a torcida estará em peso para nos prestigiar e comemorar o título”, acrescentou.
Um dos principais destaques do Grêmio Prudente nesta temporada por seu faro de gol apurado, Jeferson Dí Maria anotou o gol da vitória que concretizou o acesso do Grêmio Prudente diante do Flamengo, de Guarulhos. Com o tento do último sábado, o camisa 9 do Carcará chegou a dez gols na Bêzinha. Neste domingo, fará um duelo interessante frente ao artilheiro da competição: o atacante Jé, da Itapirense, que já balançou a rede 12 vezes.
Ao O Imparcial, Dí Maria falou sobre a pretensão de ser o artilheiro do certame ao ser questionado se buscaria o topo da lista: “Com certeza, né? Nós que vivemos ali do ataque é importante estar sendo artilheiro, fazendo gol. Mas se não for [o artilheiro] também, foi um trabalho bem feito. O mais importante agora é buscar o título, a artilharia é uma consequência”.
Tassio Lopes é o homem que comandou a Itapirense rumo ao acesso à A3, concretizado no último domingo após empate sem gols em casa com o Grêmio Sãocarlense. Vindo do comando do sub-20 da Itapirense, Tassio assumiu a equipe principal no começo da temporada e subiu 14 atletas da base. Tornou a equipe, que antes jogava mais ao ataque e com a posse da bola, num plantel que joga defensivamente e no contra-ataque. Segundo ele, uma filosofia que traz de Jairo Livoli, que faleceu em 2017 e presidiu o Santo André por duas décadas.
O atual comandante da equipe de Itapira fez parte da frutífera geração de 2003 do Santo André que ganhou a Copa São Paulo daquele ano diante do Palmeiras nos pênaltis. Foi também em cima do alviverde da Barra Funda, que Tassio fez um gol fundamental na campanha do título do Santo André na Copa do Brasil 2004. Naquela jornada, o então camisa 10 da equipe celeste do ABC paulista fez o gol do empate em 4 a 4, no antigo Palestra Itália, que garantiu o Santo André na semifinal da competição. Tempo depois, a equipe conquistou o título em cima do Flamengo, no Maracanã.
Para o primeiro duelo da final contra o Grêmio Prudente, Tassio espera um jogo muito difícil contra a equipe de Marcos Campagnollo, o qual é amigo e confidencia uma ligação entre ambos há cerca de mês antes da final da Bêzinha. “O Campagnollo me ligou - acho que tava na segunda fase ainda – e falou: ‘Tô feliz, cara, que você está aí no profissional. Pô, meu, vamos fazer esta final aí?’. Aí eu respondi: ‘Pô, caramba Campagnollo, eu combinei esta final com o pessoal de Bebedouro, com a Sãocarlense e com o Mauá. Se eu combinar com você, eu vou fazer quatro finais?’, aí ele deu risada”, confidenciou o treinador da Itapirense. “Depois que eu assisti o jogo do Grêmio contra o XV em Jaú, aí eu vi que seria muito difícil tirar uma vaga do acesso do Grêmio”, completou.
“O Campa é meu amigo, meu parceiro. Eu acompanho às equipes dele. [...] A gente sabe da competência dele e eu vi as características dos jogadores [do Grêmio]: vai ser um jogo muito difícil para os dois lados. Espero que seja um grande jogo. O pior, que é o melhor que é o acesso, já passou. Agora, é só jogar bola”, revela o treinador.
Ficha Técnica
Local: Estádio Coronel Francisco Vieira, Itapira.
Data e horário: domingo, às 15h.
Equipe de arbitragem: árbitro, Rodrigo Gomes Paes Domingues; árbitro assistente 1, Diego Morelli de Oliveira; árbitro assistente 2, Raphael de Albuquerque Lima; quarto árbitro, Danilo da Silva; analista de campo, Douglas Perrone Katayama.
Transmissão: Eleven Sports/Paulistão Play: https://elevensports.com/pt-br/view/event/cl7scvx9l6ydq0ja686xt2cvu; Rádio Prudente News AM 1070 / Canal Resenhando com Cid Jr no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCg4HeMAi_B5QYeJEoJNS7qg.