Ônibus que seguia de SP ao interior é totalmente destruído por incêndio na SP-280

Veículo era ocupado por 28 passageiros, os quais não tiveram ferimentos; caso ocorreu nas proximidades do município de Águas de Santa Bárbara

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/12/2024
Horário 16:47
Foto: Cedida
Chamas na parte de trás do motor se alastraram por todo coletivo, na madrugada desta quinta-feira
Chamas na parte de trás do motor se alastraram por todo coletivo, na madrugada desta quinta-feira

Um ônibus da Viação Garcia, que seguia, na madrugada desta quinta-feira, de São Paulo para Presidente Prudente, com conexão em Porecatu (PR), foi totalmente destruído por um incêndio que teve início por volta da 0h50, no km 297 da Rodovia Castelo Branco (SP-280), nas proximidades do município de Águas de Santa Bárbara (SP).

Informações do portal da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) apontam que o veículo era ocupado por 28 passageiros, os quais não tiveram ferimentos. O empresário prudentino Pedro Lemos Bernardi, 33 anos, diretor de gravadora de música eletrônica, estava entre os viajantes e conseguiu chegar na capital do oeste paulista por volta das 8h30, após um atraso de cerca de três horas.

“Segundo o relato do condutor, trafegava sentido oeste quando, ao atingir a altura do citado quilômetro, notou que havia uma quantidade significativa de fumaça na parte frontal do ônibus. Então, desceu para verificar junto com os passageiros e constatou que havia um incêndio na parte de trás do motor, onde em seguida o incêndio se alastrou por todo o veículo”, expõe o registro da Artesp.

Ainda conforme informações da agência, os passageiros permaneceram fora do veículo, pelo acostamento, no aguardo de outro ônibus para transbordo, o que ocorreu por volta das 2h20. Às 2h50, o incêndio foi contido pelo Corpo de Bombeiros e o veículo permaneceu no local, aguardando recurso necessário para remoção. Às 12h30 desta quinta-feira, foi realizada a limpeza da área.

Na beira da estrada

“Graças a Deus, não houve feridos. Todos saíram ilesos, porém muitas pessoas deixaram para trás itens pessoais nas poltronas e acabaram perdendo. Assim como 90% das bagagens”, conta Pedro. 

“Vários ônibus da mesma viação pararam para dar água e acolher. Por protocolo, não podiam nos levar até o Graal Paloma porque não cabiam todos os passageiros. Após duas horas na beira da estrada, três ônibus encostaram, da mesma viação, e dividiram os passageiros do ônibus queimado e levaram até o Paloma. Esperamos uma hora e um novo ônibus nos trouxe até Prudente”, detalha, sobre o socorro recebido.

A empresa

Em nota, a Viação Garcia informou que se trata de um ônibus novo, ano 2024 e ainda com garantia de fábrica. "O fogo teve início na traseira do veículo. A empresa investiga as causas do sinistro junto às montadoras. Todos os passageiros foram retirados e não houve feridos. O ônibus fazia a linha São Paulo-Porecatu", pontuou.

Publicidade

Veja também