Ônibus oferta exames gratuitos de papanicolau até quinta em Prudente

Mulheres a partir de 18 anos podem ser atendidas no estacionamento do Hospital de Esperança; serviço busca promover prevenção do câncer do colo do útero

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/10/2022
Horário 16:29
Foto: Sinomar Calmona
Ônibus está parado no estacionamento do Hospital de Esperança
Ônibus está parado no estacionamento do Hospital de Esperança

Com o objetivo de promover a prevenção do câncer do colo do útero em Presidente Prudente, a AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer) disponibilizou um caminhão para a oferta gratuita de exames de papanicolau no HE (Hospital de Esperança). O veículo ficará no estacionamento da instituição até esta quinta-feira.

De acordo com a gerente do HE, Mayara Maria Colaço Trombeta de Moraes, qualquer mulher a partir de 18 anos pode comparecer ao local e ser atendida pelo serviço, que funciona das 8h às 16h. No ato do comparecimento, basta apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um documento com foto.

Segundo Mayara, a capacidade diária de atendimento é de, no máximo, 100 mulheres, que são recebidas por ordem de chegada.

Após a realização do exame, a paciente pode retirar o resultado em até 40 dias na sede da AAPC, que fica na Avenida Marechal Deodoro, 375, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mayara aponta que, com o exame em mãos, a mulher deve procurar um posto de saúde para passar pelo médico. Caso ele detecte alguma alteração, poderá solicitar outros exames ou, se conclusivo, a paciente será inserida na Rede Hebe Camargo para atendimento no HE ou no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, conforme distribuição da rede Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

Para a gerente do HE, esse exame fortalece os cuidados com a saúde da mulher. “Além disso, possibilita que, ao ir ao médico, ela já tenha em mãos o exame, ganhando tempo no diagnóstico”, pontua.

Prevenção do câncer

Conforme o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV (papilomavírus humano), chamados de tipos oncogênicos.

O instituto explica que a infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa a doença. Em alguns casos, no entanto, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como papanicolau) e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Conforme o Inca, com exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Serviço

O atendimento no ônibus da AAPC ocorre até esta quinta, das 8h às 16h, no estacionamento do HE, localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.380, na Vila Euclides.

Publicidade

Veja também