Necessidades humanas básicas

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Você saberia elaborar uma hierarquia de suas necessidades, desde as prioritárias até as menos importantes, incluindo as fisiológicas, de segurança e emocionais?  Na década de 1970 o psicólogo americano Abraham Maslow pensou sobre isso e elaborou uma pirâmide para descrever a “Hierarquia das necessidades humanas”. 

PIRÂMIDE DE MASLOW
A pirâmide representa a hierarquia, tendo em sua base as necessidades fisiológicas imprescindíveis para a sobrevivência. No segundo nível estão as necessidades de segurança. No terceiro, quarto e quinto níveis estão as necessidades afetivas, de estima e de autorealização. 

A BASE DA PIRÂMIDE
Repare que nos primeiros níveis estão necessidades relacionadas à saúde. Consideremos uma definição simples para a saúde: estado de equilíbrio fisiológico, mental e emocional. Fatores como higiene, sono, alimentação adequada e exercício físico são imprescindíveis para a saúde. Porém não são os únicos.

INVERSÃO DA HIERARQUIA
A sociedade industrial e, agora da informação e das relações virtuais e “líquidas” (termo do sociólogo Zygmunt Bauman), está ficando cada vez mais doente fisicamente, mentalmente e emocionalmente. A escassez de alimentos deu lugar à alimentação farta e mais calórica, numa combinação funesta com o sedentarismo, ambas fazendo aumentar as doenças crônicas. Estudos epidemiológicos mostram não ser mera coincidência o aumento das pessoas com sobrepeso, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, depressão e doenças do coração.

NECESSIDADE NÃO ATENDIDA
A prática de esforços de intensidade moderada e alta não é comum para a maioria da população, no trabalho ou tempo livre. Também não há esforços rotineiros leves, tais como ir para o trabalho ou escola andando ou pedalando, usar escadas e dispensar o elevador ou escada rolante para subir e descer. A população que cumpre a “lei do menor esforço” é numerosa.

REAL NECESSIDADE
No estudo da fisiologia humana em cursos de saúde, se aprende que o sistema muscular esquelético é responsável pelos movimentos. Pobre definição! Os músculos ativos fazem muito mais, contribuindo com suas miocinas para a regulação, função e integridade dos demais sistemas fisiológicos, como o cardiovascular, imunológico e outros. Um indivíduo acamado/imobilizado é um exemplo extremo da falta que faz o movimento, pois na medida em que a condição se prolonga as estruturas e funções fisiológicas se deterioram gradativamente.

SÍNDROME DE MORTE SEDENTÁRIA
Numa pessoa sem limitações de movimento, o sedentarismo representa uma “janela aberta” para as doenças crônicas, que prejudicam significativamente a qualidade de vida e limitam a expectativa de vida aos 50-60 anos. É uma morte precoce, pois a expectativa de vida da população é de +75 anos. Síndrome de Morte Sedentária é a denominação para a morte no final da meia idade e início da senescência.

EXERCÍCIO FÍSICO NO PRIMEIRO NÍVEL
Ante as evidências científicas inequívocas sobre a importância do exercício físico para a saúde, podemos até hipotetisar porque Maslow não o incluiu na base da pirâmide, no primeiro nível. Na década de 1970 estavam iniciando os estudos de fisiologia, fisiologia do esforço e medicina relacionando exercício com saúde, inclusive do conhecido médico cardiologista americano Kenneth Cooper. Talvez numa versão atualizada da pirâmide, uma ou duas décadas mais tarde, Maslow teria certamente incluído o exercício físico.    

Sedentarismo representa uma “janela aberta” para as doenças crônicas, que prejudicam a qualidade de vida e limitam a expectativa de vida.


 

Referências

Hansford HJ, Wewege MA, Cashin AG, Hagstrom AD, Clifford BK, McAuley JH, Jones MD. If exercise is medicine, why don't we know the dose? An overview of systematic reviews assessing reporting quality of exercise interventions in health and disease. Br J Sports Med. 2022; 56(12): 692-700. http://dx.doi.org/10.1136/bjsports-2021-104977

Lieberman DE. Is exercise really medicine? An evolutionary perspective. Curr Sports Med Rep. 2015; 14(4): 313-9. http://dx.doi.org/10.1249/JSR.0000000000000168

Qiu Y, Fernández-García B, Lehmann HI, Li G, Kroemer G, López-Otín C, Xiao J. Exercise sustains the hallmarks of health. J Sport Health Sci. 2023; 12(1): 8-35. http://dx.doi.org/10.1016/j.jshs.2022.10.003

Smith PJ, Merwin RM. The role of exercise in management of mental health disorders: an integrative review. Annu Rev Med. 2021; 72: 45-62. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-med-060619-022943

 


 

Publicidade

Veja também