Mistérios

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 23/08/2024
Horário 07:08

Tempo, vida e morte sempre serão um mistério para mim. Não tenho conhecimento suficiente para ter respostas convincentes. Creio que somos feitos de memórias e esquecimentos. Temos que ser agentes de transformação e estamos nesse mundo para sermos protagonistas da história que vamos criar. Temos que dar o melhor de nós e deixar um bom legado antes que a morte nos leve não sei para aonde. 
Sistemas políticos são sempre manipulados. A fé se tornou um produto comercial e um instrumento de controle. As religiões não se tornaram uma prática libertadora. A miséria de muitos continua sendo a felicidade de poucos. Vejam que o homem está falhando em conciliar a justiça e a liberdade. Estão falhando em tudo. Nada é nosso, a não ser o nosso tempo. Como estamos vivendo o nosso tempo? 
Alexandre o Grande pediu que suas mãos fossem deixadas fora do seu caixão para que todos vissem que ele não estava levando nada. O homem que mais conquistou no mundo não iria levar nada para não sei aonde. Tudo são meras ilusões de possuir aquilo que nunca será nosso. Temos que aceitar nossas fragilidades, limitações e nossa eterna condição de sermos mortais. O que sei sobre eternidade? Tantas filosofias para explicar o inexplicável. Só sei que temos que reconhecer que tudo é transitório e é assim que funciona. 
A grande batalha é contra nós mesmo. A grande mudança está dentro de nós. Tenha sempre luz própria e pare de sofrer procurando respostas onde não existem respostas. Nossa prepotência, nossa soberba, riquezas, poder, não trarão a paz sonhada. Garanta sua liberdade individual fazendo que cada minuto da sua existência seja significativo. Só sei que tenho que resistir, sei que não posso desistir jamais, diante das adversidades, do imponderável e da inconstância da vida. Ela será sempre imprevisível como uma bala perdida. 
Será que em face dessa imprevisibilidade nós criamos Deus? Faça do seu caráter o seu castelo. Sei que meu coração não pode se tornar uma urna fria e nem deixar minhas mãos vazias de esperanças. Ubuntu quer dizer: "Eu sou porque nós somos". Sejamos mais solidários, pois é na cooperação que vamos conseguir a tal sonhada harmonia. Nossa existência aqui na Terra não pode ser fugaz. Friedrich Nietzsche disse: "Quem tem um porque vai resistir a muitos comos". Só sei que a vida vai continuar sem mim.
"Você entrou no trem
E eu na estação vendo um céu fugir
Também não dava mais para tentar
Lhe convencer a não partir
E agora, tudo bem
Você partiu
Para ver outras paisagens
E o meu coração
Embora finja fazer mil viagens
Fica batendo parado naquela estação
E o meu coração
Embora finja fazer mil viagens
Fica batendo parado naquela estação"...

Publicidade

Veja também