“Meu processo de criação é 100% artesanal”

O estilista Thomas Araújo inaugurou no Parque Higienópolis a Maison Thomas Araújo, espaço para venda e aluguel de vestidos para noivas, madrinhas e debutantes e fala nessa entrevista sobre sua carreira, o processo de criação, inspiração e as tendências do mercado da moda em meio à pandemia

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/03/2021
Horário 08:05

Como e onde começou a trabalhar com noivas madrinhas e festas?
Aos 14 anos eu era um adolescente muito hiperativo. Já costurava desde os 10 anos. Aprendi técnicas de bordado e fazer bolsas com a mãe das minhas amigas Tia Líria Fernandes. Era uma forma de distração. Nesta época uma amiga da família, Fernanda Rodrigues Alves estava de casamento marcado e confiou no meu talento para fazer seu traje nupcial, foi um sucesso, o vestido tinha mais de 10 mil cristais bordados a mão e deste dia em diante as encomendas não pararam. Aos 18 anos ingressei no curso de moda da Universidade Anhembi Morumbi e neste mesmo ano inaugurei meu primeiro atelier na Vila Mariana em São Paulo.

Como é seu processo de criação?
O processo é 100% artesanal. Começa com o croqui feito à mão, onde a cliente participa das escolhas, depois é feito a modelagem tridimensional do traje onde utilizo a técnica de Moulage Francesa, conhecimento que adquiri no curso de moda da ESMOD na França, tudo é feito no corpo, os acabamentos feitos à mão garantem caimento e qualidade superior aos vestidos industrializados.

De onde vem as inspirações?
No que se trata de tendência, busco texturas, cores e estilos de cortes que estão em alta na moda internacional. Mas para por aí, sem cópias! A minha verdadeira inspiração é a minha cliente, ao desenvolver o croqui (desenho do vestido). Levo em consideração o estilo e personalidade da cliente, local e horário do evento e a melhor maneira de harmonizar seu biotipo com o look e materiais escolhidos. Cada cliente é única e exclusiva para mim.

Qual a principal característica de suas produções?
A exclusividade, eu costumo chamar minhas clientes de DIVAS, e creio que cada mulher é única e merece algo exclusivo feito no seu gosto e no seu corpo como nas grandes maisons da Europa, outra grande característica é o acabamento, feito a mão, alta costura de verdade, um processo totalmente artesanal e minucioso.

 “Tendência para 2021 é vestido
menos extravagante, com uma mistura
de texturas apaixonantes, românticos
e muito mais leves”

 

Qual o maior desafio hoje para se trabalhar no mercado moda noiva?
O maior desafio no mercado de moda noiva é a inveja empresarial, pois trabalhamos com criações. Existe o profissional Criador e o Profissional Copiador que quer embarcar no seu sucesso.

Quais os fatos marcantes de sua carreira como estilista?
Foram muitos! Aos 20 anos de idade fiz minha primeira exposição de noivas para mais de 35 mil casais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo. Durante 6 anos assinei a Capa da Revista Noivas e Noivos com circulação Nacional. Em 2018 ganhei o Troféu Estilista Revelação das mãos do consagrado estilista Ronaldo Ésper no palco do concurso Miss Ipiranga. Neste mesmo ano, duas criações minhas foram analisadas e elogiadas ao vivo por Ana Maria Braga e Loro José, na sequência um desfile exclusivo no programa mulheres com Regina Volpato entre muitos outros lindos editoriais onde vesti grandes estrelas como Karina Bacchi, Alessandra Scatena, Andreia de Nobrega, Luci Alves, as cantoras Elza Soares, Zabelê e o prestígio de ter vestido a ex BBB e ganhadora da última edição Thelminha Assis e duas vezes Nadine Gonçalves, mãe do craque Neymar para seu aniversário de 50 anos e para o aniversário do jogador em Barcelona, onde ele me ligou por face time para elogiar os vestidos de sua mãe.

Quando uma noiva te procura qual o principal desejo?
Um vestido exclusivo, autêntico, que não tenha outro em lugar algum, seja ele pronto ou sob medida. Mas o que elas desejam é o atendimento exclusivo, receber a consultoria completa de um estilista qualificado, o atendimento vai além da escolha do vestido, costumo brincar que a escolha do vestido é até rápido, mas como sou muito carismático elas amam o acolhimento, um cafezinho e horas de conversa, a grande maioria se torna minhas amigas.

Qual tendencia você acha que é a maior aposta para 2021?
A alfaiataria para noivas, cortes e recortes de alfaiataria minimalista estruturados em zibeline ou cetim italiano, completamente lisos onde se mostra a qualidade da costura e da modelagem. Porém, com a Covid-19 e as restrições quanto ao tamanhos das festas e novas normas, surgem a todo vapor os casamentos miniwedding, com poucos convidados, em áreas abertas e totalmente rústicos. As noivas estão apostando no estilo Boho Chic, que é uma mistura do folk, hippie, romântico e country, os vestidos são menos extravagantes, com uma mistura de texturas apaixonantes, românticos e muito mais leves adequados para este novo formato de evento

Publicidade

Veja também