“Meu Emprego Inclusivo” completa 1 ano em PP

Neste período, 60 pessoas com deficiência foram contratadas pelo PEI

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/03/2023
Horário 16:47
Foto: Cedida/Secom
Presidente Prudente foi o 8º município a aderir ao programa e já beneficiou mais de 350 pessoas com deficiência, que foram encaminhadas para as 41 empresas cadastradas
Presidente Prudente foi o 8º município a aderir ao programa e já beneficiou mais de 350 pessoas com deficiência, que foram encaminhadas para as 41 empresas cadastradas

Neste sábado (18), o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) de Presidente Prudente completa seu primeiro ano de funcionamento. A unidade, fruto da parceria entre a Prefeitura de Prudente e as SEDPcD e SDE (Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico), promove o programa “Meu Emprego Inclusivo”, que tem por objetivo o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Presidente Prudente foi o 8º município a aderir ao programa e já beneficiou mais de 350 pessoas com deficiência, que foram encaminhadas para as 41 empresas cadastradas.

De acordo com dados do Polo de Empregabilidade de Presidente Prudente, que funciona nas dependências da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), 60 pessoas com deficiência foram contratadas pelo PEI nesses 12 meses, 57 delas em Prudente e três para o curtume localizado em Tarabai.

Além das contratações, no primeiro ano do programa, 233 pessoas com deficiência foram atendidas pelo PEI, foram efetuadas 366 indicações de profissionais com deficiência para as empresas (currículos enviados) e 41 empresas parceiras disponibilizaram vagas.

De acordo com Francielle Moura Alves, técnica de emprego apoiado, antes da pessoa ser indicada, é realizada uma análise da viabilidade da vaga, como local, função e horário, para verificar se as condições são adequadas, conforme a particularidade de cada deficiência.

O operador de caixa, Jean Aparecido Oliveira, contratado pelo Supermercado Amigão, afirma que a oportunidade foi uma grande alegria. “Eu estava desempregado. Apareceu essa oportunidade e eu agarrei com as duas mãos”.

De acordo com dados atualizados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na região de Presidente Prudente, são mais de 81,7 mil pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) para o trabalho.

Conforme o prefeito Ed Thomas (sem partido), a verdadeira inclusão não é só uma calçada acessível. “O acesso ao mercado de trabalho é dignidade, e a dignidade é nossa obrigação. Agradeço ao governo do Estado pela parceria”. 

“O programa representa um grande avanço na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo apoio tanto para os candidatos às vagas como para as empresas contratantes durante todo o processo seletivo”, destacou Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

SAIBA MAIS

Conheça o programa em empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br. O PEI Presidente Prudente funciona na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedepp), localizada na Rua Marrey Júnior 250, Jardim Bongiovani, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contato para agendamento e mais informações: WhatsApp (11) 93008-0053 | e-mail [email protected].

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também