Marketing Digital: mitos e verdades

OPINIÃO - Letícia Santos

Data 19/07/2024
Horário 04:30

Quem nunca se deparou com anúncios como “Ganhe dinheiro rápido na internet” ou “Dobre seu faturamento no digital em sete dias”? Apesar de oferecerem promessas tentadoras a qualquer empreendedor, é preciso estar atento ao analisar as possibilidades que o marketing digital oferece.
Isso porque, ao contrário do que contam por aí, não existe fórmula mágica, e sim pesquisa, atualização e (muito) trabalho para posicionar uma empresa na internet e garantir os melhores resultados. Neste contexto, entender o que é mito e o que é real pode ser decisivo no momento de definir um caminho de sucesso no mundo conectado.
Dizer que o marketing digital substitui o marketing tradicional é um mito. Marketing digital é a aplicação de ações e estratégias de comunicação no ambiente online. Sendo assim, o on e o off, como costumamos dizer, são complementares e necessários, já que as pessoas (e potenciais clientes) transitam por esses dois universos a todo momento.
Classificar o marketing digital como uma moda passageira é também outro mito e até mesmo um equívoco. Os hábitos da sociedade mudaram desde que o acesso à internet foi democratizado, tornando o contexto digital cada vez mais presente nas atividades do dia a dia, sendo muito difícil haver um retrocesso nesse modo de vida. 
Associar o marketing digital somente aos conteúdos de Instagram e Facebook talvez seja um dos maiores mitos. Mesmo o Brasil ocupando o terceiro lugar como país que mais consome redes sociais em todo o mundo, segundo pesquisa realizada pela Comscore em 2023, este não é o único caminho possível. O fortalecimento da presença digital de uma empresa engloba um leque de ações para se tornar mais efetivo, como e-mails, aplicativos de mensagens, investimento em anúncios e um site com conteúdo relevante e estruturado.
E por trás de tantos mitos, há uma grande verdade: o marketing digital possibilita medir resultados com muito mais assertividade. Ao contrário das mídias tradicionais como revistas ou rádio, nas quais o consumidor tem um papel passivo, a comunicação online costuma vir acompanhada de uma chamada para ação por parte do usuário. Esta interação pode ser mapeada e quantificada ao final de cada campanha, trazendo indicadores e insights relevantes de performance.
Se você, assim como eu, desconfia de fórmulas prontas e quer se desenvolver nesta área, fique com um último fato: da mesma forma que a evolução do marketing digital é constante, o estudo sobre o tema também precisa ser. Busque referência em especialistas, aproveite a comodidade do ensino à distância e use a própria internet para cursos, formações ou até mesmo uma graduação. Quando aproveitada corretamente, a conectividade pode impulsionar o mundo dos negócios e, quem sabe, da sua carreira também!

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